Esforço físico intenso durante o Carnaval pode causar rabdomiólise – doença que afeta os rins

Esforço físico intenso durante o Carnaval pode causar rabdomiólise – doença que afeta os rins

Esforço físico intenso durante o Carnaval pode causar rabdomiólise – doença que afeta os rins

Recife, 02 de fevereiro de 2024

O Carnaval está chegando e, para muitos, serão dias de muita folia, dança e pula-pula. Além da atenção com alimentação saudável e hidratação, a médica Ângela Santos, nefrologista da Uninefron, alerta para o esforço físico intenso e desregulado, que, praticado em um curto espaço de tempo e aliado ao abuso do álcool, pode ocasionar uma doença chamada rabdomiólise, que provoca o surgimento de lesões renais graves.

Segundo Ângela Santos, a rabdomiólise é uma síndrome grave, que ocorre devido a uma lesão muscular direta ou indireta provocada pelo excesso do esforço físico. “O desgaste desse músculo libera no sangue uma proteína chamada mioglobina, presente nas fibras musculares. Quando essa substância é liberada em excesso, ao ser filtrada pelos rins, fica depositada nas estruturas conhecidas como túbulos, que podem ficar sobrecarregados, causando lesão renal”, explica a nefrologista.

A mioglobina – continua Ângela Santos – quando acumulada em grande quantidade costuma causar insuficiência renal e, em quadros graves, pode levar o indivíduo à morte. “Expor o corpo a um ritmo exagerado e incomum de atividade física num período muito curto, prática comum durante a ‘maratona’ dos dias de folia no Carnaval, pode ser extremamente perigoso”, alerta a nefrologista.

De acordo com a médica, os principais sintomas da rabdomiólise podem variar conforme a sua gravidade, incluindo dores musculares, sensibilidade, fraqueza, febre e mal-estar. Além disso, os pacientes também podem se queixar de urina de cor escura, causada por conta da presença da mioglobina. “O indivíduo afetado também pode apresentar falta de ar, náuseas, tontura, diminuição na produção de urina e sangramentos inexplicáveis”, garante Ângela Santos.

Fatores que também podem provocar a rabdomiólise

A rabdomiólise, como explica Ângela Santos, também pode ser ocasionada por outros traumas, além do esforço físico em excesso. “Insolação, queimaduras de terceiro grau, doenças genéticas e metabólicas, inflamações, além da intoxicação por bebidas alcoólicas, drogas ilícitas e administração por conta própria de medicamentos também podem provocar a doença”, ressalta a médica.

Para evitar uma lesão renal grave, o diagnóstico precoce e o início imediato do tratamento são fundamentais. “A doença é confirmada por meio de exames de sangue e de urina, que confirmam os níveis de eletrólitos circulando no corpo e são indicadores da dissolução dos músculos. Já o tratamento da rabdomiólise varia de acordo com cada caso, podendo ser feito por meio de reposição de fluidos capazes de eliminar a mioglobina dos rins.  Algumas condutas específicas são tomadas para tratar a causa inicial, assim como as complicações resultantes da síndrome. Quadros de insuficiência renal grave podem precisar temporariamente de hemodiálise”, concluiu a médica Ângela Santos, nefrologista da Uninefron.

 

Topo