Poliúria: entenda a condição que faz os rins produzirem mais urina

Poliúria: entenda a condição que faz  os rins produzirem mais urina

Poliúria: entenda a condição que faz os rins produzirem mais urina

Recife, 03 de março de 2023

A poliúria é uma condição que faz os rins produzirem uma quantidade de urina maior que a habitual, fazendo com que o indivíduo precise ir ao banheiro várias vezes por dia, eliminando quantidades excessivas de xixi. De acordo com a médica nefrologista Vivianne Pinheiro, da Uninefron, a doença pode causar transtornos como ir muitas vezes ao banheiro durante o trabalho ou acordar durante a noite para fazer xixi, o que pode prejudicar a qualidade de vida e do sono. “O problema requer atenção e deve se distinguir do aumento da frequência urinária, que é a necessidade de urinar muitas vezes durante o dia ou a noite, mas com volumes normais”, alerta.

A poliúria pode ser causada por diurese osmótica, em que o aumento do volume ocorre por uma anormalidade na reabsorção, pelo próprio rim, de um soluto filtrado, ou também pode acontecer por um débito aumentado de água com excreção de uma urina mais diluída. “Essa situação, que geralmente tem sido definida como um débito urinário maior do que 3 litros por dia, pode acontecer por vários motivos, como hábitos do paciente ou até mesmo patologias. A causa da poliúria é frequentemente sugerida pela história e, menos frequentemente, por testes específicos”, explica Vivianne Pinheiro.

Ele aponta que uma das causas é o consumo excessivo de água e que os pacientes podem identificar essa condição pela aparência da urina. “Se a urina estiver transparente, pode-se reduzir um pouco a quantidade de água e outros líquidos durante o dia. A urina normal deve ter uma coloração amarelo-clara, o que indicará que a quantidade de água estará adequada para o corpo”, esclarece a médica.

Poliúria também pode ser causada por outros fatores

A poliúria, segundo Vivianne Pinheiro, também pode ser causada por outros fatores, como a diurese induzida por glicose em pacientes com diabetes mellitus não controlada, sendo esta a causa mais comum de diurese osmótica. “Quando existe um excesso de glicose por causa do diabetes, os rins não conseguem impedir a passagem da substância pela urina, que ocorre juntamente com a água, causando a poliúria”, analisa a nefrologista.

“Na poliúria, pode acontecer uma perda da capacidade de concentração urinária, sendo, na maioria das vezes, de natureza adquirida. Pode ser vista após um trauma ou cirurgia neurológica e acidente vascular cerebral. Algumas outras causas são a redução do potássio ou o aumento do cálcio no sangue e a desnutrição por redução na ingestão de proteína”, apontou a médica.

“A poliúria também pode ser causada por alguns agentes farmacológicos, sendo o lítio a causa mais comum, já que ocorre em até 50% dos pacientes que recebem essa terapia a longo prazo. Por isso, caso o indivíduo suspeite que há uma alteração na produção de urina por um período considerável, a recomendação é procurar um nefrologista para que uma avaliação do caso seja realizada com cuidado”, finalizou Vivianne Pinheiro, nefrologista da Uninefron.

Topo