Importância de uma equipe multiprofissional no tratamento de doenças renais

Importância de uma equipe multiprofissional no tratamento de doenças renais

Importância de uma equipe multiprofissional no tratamento de doenças renais

Recife, 8 de março de 2024

Os pacientes portadores de doenças renais precisam de um atendimento humanizado, baseado no diálogo sincero, e, principalmente, precisam ser ouvidos e compreendidos por seu nefrologista. Apesar de fundamental, o médico não é o único especialista necessário para o acompanhamento do paciente com insuficiência renal. “De acordo com as diretrizes da Portaria nº 1.675, do Ministério da Saúde, as unidades de saúde especializadas, como a Uninefron, devem contar com uma equipe multiprofissional, formada por médico nefrologista, enfermeiro, nutricionista, psicólogo e assistente social”, explica Rafael Pacífico, nefrologista da Uninefron.

Ainda de acordo com Rafael Pacífico, um acompanhamento multiprofissional faz grande diferença para os pacientes renais e sua evolução clínica. Pessoas com insuficiência renal, que precisam realizar tratamentos como o de hemodiálise ou diálise, apresentam necessidades específicas e demandam algumas adaptações no seu estilo de vida, que exigem a orientação de profissionais especializados”, garante ele.

“A alimentação, por exemplo, precisa ser alterada, de acordo com a prescrição de um nutricionista. A saúde mental também é um fator que precisa de atenção, incluindo paciente, familiares e rede de apoio. Todos são impactados pela doença e por suas consequências e precisam de cuidado”, explica Rafael Pacífico.

 

Saiba qual o papel de cada profissional no tratamento de doenças renais

 

De acordo com o médico Rafael Pacífico, cada profissional de saúde tem importância fundamental no tratamento e na recuperação do paciente renal. Saiba o que cada um dos especialistas da equipe multiprofissional faz pelos pacientes no dia a dia da Clínica Uninefron:

– O nefrologista é um profissional especializado responsável pelo diagnóstico e tratamento clínico das doenças renais. Ele solicita exames, propõe tratamento e acompanha a evolução do paciente;
– Já o enfermeiro é o profissional que mantém um contato direto com o paciente, acompanhando as sessões de hemodiálise/diálise, fazendo a administração de medicamentos, o manuseio de procedimentos, orientando e intercedendo em possíveis intercorrências durante as sessões;
– Para orientar sobre as restrições alimentares e a dieta, é fundamental que o paciente conte com o acompanhamento de um nutricionista;
– A doença renal crônica causa um grande impacto emocional no paciente. Por isso, a figura de um psicólogo também é necessária, auxiliando na descoberta, na aceitação e no enfrentamento da doença, atuando para evitar o surgimento de doenças psíquicas;
– O assistente social tem o papel de entender o contexto de vida e as condições socioeconômicas do paciente em seu entorno para que possa orientar e auxiliá-lo de forma a conseguir ultrapassar as dificuldades e dar continuidade ao tratamento durante o tempo que for necessário.

“O trabalho alinhado dessa equipe pode proporcionar melhores chances de evolução e qualidade de vida para os que sofrem com uma doença renal, com outros benefícios, como bem-estar, foco e determinação”, complementa o nefrologista Rafael Pacífico. Visando oferecer um atendimento ainda mais completo, a Uninefron também conta com fisioterapeutas em sua equipe. Para saber mais sobre nossos serviços, entre em contato através do telefone (81) 3033-7676.

Topo