Sangue na urina: saiba as causas, os perigos e os tratamentos da hematúria

Sangue na urina: saiba as causas, os  perigos e os tratamentos da hematúria

Sangue na urina: saiba as causas, os perigos e os tratamentos da hematúria

Recife, 16 de junho de 2023

A presença de sangue na urina pode ser um indicador de problemas renais e requer atenção. Tecnicamente chamada de hematúria, essa condição pode ser causada, entre outras coisas, pela presença de pedras nos rins, doenças renais e câncer. De acordo com a médica nefrologista Ângela Santos, diretora da Uninefron, esse é um sinal que acende um alerta para possíveis complicações.

“A hematúria é a eliminação anormal de células de sangue, as hemácias, na urina, sejam elas oriundas dos rins ou de outras partes do trato urinário, como bexiga, uretra e ureteres. O tratamento vai depender do fator causador dessa condição”, explica Ângela Santos.

Ela também afirma que, geralmente, a presença do sangue na urina pode ser observada pelo próprio paciente durante o ato de urinar, bastando perceber quando o líquido estiver avermelhado ou escuro demais. Ainda há, segundo a nefrologista, a hematúria microscópica, que só é detectada por meio de exames de urina.

De acordo com Ângela Santos, diferentes doenças podem causar hematúria. “Sendo, em sua maioria, as infecções no trato urinário, cálculos renais, doenças renais como glomerulopatias, alterações na bexiga ou na próstata, anemia falciforme, câncer, transtornos hereditários, entre outras”, comentou a médica.

A nefrologista também contou que a presença de sangue na urina também pode ser observada, em alguns casos, quando não há relação com doenças. Isso pode acontecer quando o indivíduo faz exercícios físicos ou pratica ato sexual recente antes da coleta, quando usa determinadas medicações ou ainda quando o líquido está contaminado pela menstruação.

“Ou seja, a presença de urina no sangue pode indicar a presença de uma doença ou pode ser apenas uma resposta do corpo a um procedimento realizado pelo indivíduo, muitas vezes não relatado em consultório médico. Por isso, é necessário um detalhamento da rotina recente, além da aplicação de exames aprofundados, quando necessários”, apontou a médica.

Contudo, ela deixou uma importante recomendação: “Seja qual for a causa, ao perceber a presença de sangue visível na urina ou a detecção de uma quantidade anormal em um exame de urina, é imprescindível procurar diagnóstico e tratamento adequados”, finalizou a nefrologista Ângela Santos, da Uninefron.

 

Topo