Sabia que o mau hálito pode indicar insuficiência renal? Entenda o sintoma

Sabia que o mau hálito pode indicar  insuficiência renal? Entenda o sintoma

Sabia que o mau hálito pode indicar insuficiência renal? Entenda o sintoma

Recife, 28 de julho de 2023

A insuficiência renal pode causar sintomas mais conhecidos da população, como dores, tonturas, anemia, urina com espuma, entre outros, mas nem sempre esses sinais são específicos da doença. Um exemplo disso é o mau hálito, que, sendo provocado por doenças renais, é chamado de “hálito urêmico”. Segundo o médico Flávio Galindo, nefrologista da Uninefron, essa condição se dá por conta do cheiro de urina e amônia, substâncias que ficam acumuladas no organismo por conta da perda da função renal.

“A principal função dos rins é filtrar o sangue e excretar substâncias tóxicas, entre as quais estão a amônia e a ureia, que possuem cheiro característico e desagradável. Quando os rins não conseguem eliminar essas substâncias, elas passam a ser liberadas na circulação sanguínea e podem ser excretadas pelas vias respiratórias, inclusive pela boca ao respirar ou falar”, explica o médico.

Ainda de acordo com Flávio Galindo, a depender da situação, pacientes com insuficiência também podem ter que diminuir a ingestão de líquidos, para não sobrecarregar os rins. Essa mudança pode reduzir a produção de saliva, que funciona como um “detergente natural da boca”. Essa redução na quantidade de saliva pode prejudicar a saúde bucal e mudar a composição salivar, que pode passar a acumular ureia, causando a halitose.

“Pacientes que realizam tratamento dialítico também têm mais chance de apresentar sangramento gengival devido às alterações hematológicas e ao uso de anticoagulantes. Esse sangramento pode ocasionar o acúmulo de bactérias, o que pode gerar odor na boca”, aponta o nefrologista.

Flávio Galindo também diz que pacientes crônicos também podem apresentar náuseas e vômitos, que podem causar alterações bucais devido à erosão ácida do esmalte dos dentes e da mucosa. Essas células desprendidas podem se acumular na boca e causar a halitose.

“O mau hálito é um problema multifatorial, ou seja, pode ser causado por diferentes fatores. Muitas vezes, o indivíduo com insuficiência renal só está com a falsa sensação de halitose por conta da mudança no paladar causada pela doença, mas, na realidade, ele nem apresenta o problema. Por isso, é necessária uma identificação precisa para tratar a condição de forma adequada”, finalizou o médico Flávio Galindo, nefrologista da Uninefron.

 

 

 

Topo