Estudo mostra que alimentos ricos em açúcar podem aumentar risco de pedra nos rins

Estudo mostra que alimentos ricos em açúcar  podem aumentar risco de pedra nos rins

Estudo mostra que alimentos ricos em açúcar podem aumentar risco de pedra nos rins

Recife, 24 de agosto de 2023

Um recente estudo realizado pela Universidade Médica do Norte de Sichuan, na China, identificou que o consumo de alimentos ricos em açúcar adicionado pode estar associado ao surgimento de cálculos renais. Segundo o médico Rafael Pacífico, nefrologista da Uninefron, essa relação pode ter implicações significativas e preocupantes na saúde pública.

De acordo com Rafael Pacífico, o relatório observou a ação do açúcar adicionado, que é uma mistura de açúcares simples, como glicose, frutose ou sacarose, inserida nos alimentos para melhorar o sabor, a textura ou o prazo de validade. A pesquisa foi realizada com dados de 28 mil pessoas, coletados entre 2007 e 2018 nos Estados Unidos, e divulgada no último mês de maio.

Ele explica ainda que os alimentos ricos em açúcar adicionado citados na pesquisa foram biscoitos, refrigerantes, sucos industrializados, doces, sorvetes e outros tipos de junk food — termo que foi abrasileirado como “guloseimas” ou “besteiras”, em referência a produtos com alto teor calórico ou níveis reduzidos de nutrientes.

“Participantes que obtiveram mais de 25% de sua energia total diária proveniente de açúcares adicionados apresentaram chance 88% maior de desenvolver pedras nos rins, em comparação com aqueles que obtiveram menos de 5% de energia oriunda desses açúcares na dieta”, explica Rafael Pacífico.

O estudo foi o primeiro a relatar uma associação direta entre o consumo de açúcar adicionado à formação dos cálculos renais. “Com esse dado, podemos sugerir que reduzir ou limitar a ingestão de açúcar pode ajudar a prevenir a formação de pedras nos rins”, avaliou o médico.

Segundo Rafael Pacífico, o açúcar impacta os processos minerais do corpo, inclusive a sintetização de cálcio e magnésio, que pode resultar na formação dos cálculos. De acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia, um em cada oito brasileiros já teve, tem ou terá pedra nos rins.

“Os açúcares também são considerados vilões quando consumidos em excesso, pois podem desencadear outros fatores de risco para a saúde de forma geral, como a obesidade e o diabetes, que também podem prejudicar os rins. Por isso, sempre recomendamos um consumo moderado dessa substância e a preferência por uma alimentação equilibrada e por alimentos que não sejam ultraprocessados”, finalizou Rafael Pacífico, nefrologista da Uninefron.

 

 

Topo