Pacientes da Uninefron participam de atividades educativas durante a Semana Mundial do Rim

Pacientes da Uninefron participam de atividades educativas durante a Semana Mundial do Rim

Pacientes da Uninefron participam de atividades educativas durante a Semana Mundial do Rim

Recife, 11 de março de 2022

O Dia Mundial do Rim, comemorado na segunda quinta-feira do mês de março, neste ano no dia 10, foi instituído com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do rim para o bom funcionamento do organismo, bem como reduzir a ocorrência de problemas renais. Esta campanha global teve como tema: “Saúde Renal para Todos: Educando sobre a Doença Renal”, visando disseminar as informações sobre a doença renal para os profissionais de saúde e a população em geral, focando em prevenção, diagnóstico precoce e tratamento. Em comemoração à data, a Uninefron promoveu uma semana de atividades educativas para contemplar os pacientes da unidade de todos os turnos.

A programação contou com palestras que abordaram muitos temas importantes, entre eles, Cuidados com a doença renal, A importância da adesão ao tratamento, Os perigos da automedicação, Os benefícios da atividade física, e Os malefícios do sal e do açúcar em excesso. Os pacientes também receberam panfletos informativos, produzidos pela Fresenius Medical Care, com informações da campanha, dicas de prevenção e destaque para quem tem mais risco de desenvolver doença renal, além de cartilha com orientações fisioterapêuticas. Todas as ações contaram com a participação de uma equipe multidisciplinar composta por nefrologistas, assistentes sociais, nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas e técnicos de enfermagem. Os pacientes que participam do Projeto Arteterapia também receberam desenhos alusivos à data para colorir.

Dia Mundial do Rim

Idealizada e instituída em 2006 pela Sociedade Internacional de Nefrologia (International Society of Nephrology – ISN) e coordenada no Brasil pela Sociedade Brasileira de Nefrologia, a campanha do Dia Mundial do Rim, neste ano de 2022, foca na educação sobre a doença renal em todos os setores de saúde: comunidade, profissionais da saúde e formuladores de políticas em saúde pública.

Topo