Glicosúria, um mal que pode servir de alerta para doenças renais

Glicosúria, um mal que pode servir de alerta para doenças renais

Glicosúria, um mal que pode servir de alerta para doenças renais

Recife, 21 de janeiro de 2022

Em pessoas saudáveis, os rins funcionam como filtro do sangue, eliminando substâncias indesejadas através da urina e reaproveitando as necessárias, como a glicose, que seguem no sangue. Quando a glicose está presente na urina, no entanto, é sinal de problema. Denominada glicosúria, esta condição pode ser sinal de outros problemas de saúde, que “vão desde o diabetes às doenças renais, e deve ser acompanhada por um médico para identificar a causa da glicosúria e iniciar o tratamento mais adequado”, explica o nefrologista Mário Henriques, da Uninefron.

De acordo com o médico, a glicosúria é constatada em pessoas com problemas renais (glicosúria renal) ou com excesso de açúcar (sinalizando diabetes). “O transtorno tem importantes fatores hereditários, mas pode surgir, por exemplo, na gravidez. Durante a gestação, pode ocorrer glicosúria devido ao estresse ou ao fluxo sanguíneo mais rápido passando pelos rins. Mas geralmente desaparece após o parto”, afirma o nefrologista.

Nos diabéticos com hiperglicemia (alto nível de açúcar no sangue), os rins não conseguem filtrar toda a glicose, pois ela ultrapassa os limites de absorção, e o excesso é eliminado na urina. Já na glicosúria renal, teremos glicose na urina mesmo com uma concentração normal ou baixa de glicose no sangue. “Nesta condição, não são constatados sintomas e o que se tem a fazer é vigiar, pois podemos ter uma das seguintes hipóteses: diabetes gestacional, alterações renais próprias da gestação, alterações no pâncreas e síndrome de Cushing como principais causas de glicosúria”, comenta Mário Henriques. “Ela também pode acontecer por causa de problemas renais, como na síndrome de Fanconi, na cistinose ou na insuficiência renal crônica”, alerta o médico da Uninefron.

Outra etiologia relaciona-se a alguns tipos de medicamentos, que atuam no túbulo renal aumentando a excreção de glicose, exemplo atual são as Glifozinas, medicamento para controle da glicose que provoca glicosúria. Não podemos esquecer também as doenças capazes de danificar os túbulos renais. “A glicosúria renal é assintomática e sem sequelas graves. Mas caso exista um defeito generalizado associado na função do túbulo proximal, os sinais e sintomas podem incluir uma série de complicações e isso deve ser analisado”, conclui Mário Henriques, da Uninefron.

 

 

 

Topo