Infecção por chikungunya também pode causar complicações renais

Infecção por chikungunya também pode causar complicações renais

Infecção por chikungunya também pode causar complicações renais

Recife-08/10/21

Faça chuva ou sol, em época de maior incidência ou não, o combate ao mosquito Aedes aegypti precisa ser um hábito diário. Os cuidados em casa devem fazer parte da rotina de limpeza, pois, segundo dados da Prefeitura do Recife, 80% dos focos dos mosquitos são encontrados dentro das residências. Mas por que a Uninefron, uma clínica nefrológica, está aqui para discorrer sobre arboviroses? “Porque, apesar de nem todos saberem, a infecção por chikungunya também pode causar complicações renais”, alerta a nefrologista e diretora da Uninefron, Ângela Santos.

A infecção por chikungunya, apesar de ser considerada benigna, pode causar a morte de maneira mais recorrente em pessoas com comorbidades, como doenças renais, cardíacas e hepáticas. “As arboviroses podem acometer os rins, desencadeando tanto nefrites com quadros de insuficiência renal aguda, quanto a evolução progressiva para estágios crônicos nos pacientes e a necessidade de hemodiálise. E pelas dores articulares e musculares, tais quadros limitam mais ainda a mobilidade desses pacientes”, explica Ângela Santos.

A médica faz um alerta para uma pesquisa desenvolvida por universidades cearenses e apresentada no Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, a qual demonstrou que a doença renal contribui de maneira significativa para aumentar a letalidade nos casos de chikungunya. “O estudo, feito com base nos dados extraídos do Sistema de Informação de Agravos e Notificações (Sinan) dos 184 municípios do Ceará, aponta que, dos 138.405 casos da infecção pelo vírus chikungunya no estado, em 2017, 538 apresentavam doença renal como comorbidade à infecção. Entre esses nefropatas, 148 foram reagentes à sorologia realizada, dentro de um total de 80.472 casos positivos. Ao ser analisada a letalidade da infecção associada à nefropatia, constatou-se que 9 (1,6%) deles vieram a óbito pela infecção e 4 (0,7%) por outras causas”, explica a nefrologista.

Outras doenças transmitidas pelo Aedes aegypti também podem afetar os rins

Outras doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, como a Dengue e Zika, de acordo com Ângela Santos, também desenvolvem complicações que acometem o funcionamento renal. “A Insuficiência Renal Aguda (IRA) é uma complicação que pode ocorrer nos quadros mais graves da doença, como a dengue hemorrágica e a síndrome de choque associada à dengue. O surgimento da condição está associado a hipotensão, sepse, disfunção de múltiplos órgãos e uso de medicamentos durante o acometimento da dengue. Nesses casos, o paciente pode precisar de terapia renal substitutiva (diálise)”, enfatiza a diretora da Uninefron.

A incidência de lesão renal ocasionada pela dengue varia, sendo mais frequente em adultos – em crianças, o índice chega a 1%. “Outras patologias renais também podem ser desenvolvidas, como a proteinúria, a glomerulonefrite e a síndrome hemolítica urêmica. Caso um paciente renal transplantado venha a contrair a dengue, pode significar uma complicação potencialmente fatal”, completa Ângela Santos.

Topo