A importância do profissional de enfermagem nas sessões de hemodiálise

A importância do profissional de enfermagem nas sessões de hemodiálise

A importância do profissional de enfermagem nas sessões de hemodiálise

Enfermeiros e auxiliares de enfermagem são fundamentais para acompanhar as sessões de diálise e suas possíveis intercorrências, a fim de garantir o máximo de segurança durante os procedimentos. Para lembrar o Dia Internacional da Enfermagem, celebrado no dia 12 de maio desde 1965, e homenagear a Semana da Enfermagem, o médico Flávio Galindo, nefrologista da Uninefron, destaca o importante papel desses profissionais nas sessões de hemodiálise.

“O profissional de enfermagem é especialista que está sempre do lado dos pacientes de forma integral no momento da realização das sessões. Ele acolhe essas pessoas, que muitas vezes estão nervosas ou desconfortáveis pelo tratamento, além de ter o papel fundamental de despertar a sua confiança na equipe multiprofissional e no tratamento com as máquinas de última geração, assistindo o paciente de forma integral”, afirma Galindo.

O corpo de enfermagem voltado para tratamento dialítico precisa ter embasamento científico e habilidade técnica para o ofício, para que possa entender as reais necessidades dos pacientes. “São eles que podem identificar e monitorar os efeitos adversos ou complicações da hemodiálise, lidando diretamente com o paciente”, garante o nefrologista.

“Assim como em qualquer acompanhamento médico ou ambulatorial, ter uma equipe de enfermagem no tratamento renal é essencial para garantir um atendimento de excelência. São esses profissionais que realizam tanto a orientação de pacientes e familiares recém-chegados quanto a assistência de pacientes renais crônicos”, finaliza Flávio Galindo.

Topo