Hipertensão arterial pode causar doenças renais graves

Hipertensão arterial pode causar doenças renais graves

Hipertensão arterial pode causar doenças renais graves

Segundo o Ministério da Saúde, um em cada quatro brasileiros adultos diz ter diagnóstico médico de hipertensão arterial. O que pouca gente sabe é que,além de problemas cardíacos, acidentes vasculares cerebrais e o aumento da pressão também pode causar danos graves aos rins, como a insuficiência renal crônica que é a perda lenta do funcionamento desses órgãos.

De acordo com a nefrologista da Uninefron Vivianne Pinheiro, os rins são importantes para se ter boa saúde. A sua forma lembra a de um grão de feijão de tamanho grande, medindo em um adulto saudável de 10 a 13 cm. “Os rins estão localizados na região posterior do abdômen, retroperitonial, constituindo o sistema excretor e osmorregulador, formados por pequenos vasos. São responsáveis pelo equilíbrio de líquidos e de eletrólitos do nosso corpo, através da filtração eliminam as toxinas do sangue, ajudam no controle da pressão sanguínea e também produzem hormônios, como a renina e eritropoietina. A hipertensão faz com que o sangue chegue com mais pressão nos rins, danificando seus vasos, provocando a perda da capacidade de filtração. Dessa forma os rins passam a realizar suas funções de forma insuficiente e essa disfunção instalada possibilita uma piora da pressão arterial, podendo causar sérios danos à saúde”, afirma a nefrologista  Vivianne.

A nefrologista ainda alerta que, quanto mais cedo for diagnosticado, maior a chance de êxito no tratamento. “Esse comprometimento da função renal causado pela hipertensão pode ocorrer de maneira lenta e assintomática, impedindo o diagnóstico em fase inicial. Por isso, é importante que se realizem exames de avaliação da função renal periodicamente, principalmente, em pacientes de maior risco como obesos, idosos e que possuam casos de hipertensão na família”, explica.

A insuficiência renal crônica pode ser assintomática nas fases iniciais ou ocasionar sintomas com o avanço da disfunção como mal-estar, inchaços nos membros, prurido, tremores, fadiga, hemorragias e vômitos. Em casos graves, é preciso iniciar a hemodiálise. Além da hipertensão, outros fatores que podem levar à doença renal são diabetes, doenças cardíacas, obesidade e o hábito de fumar. No Brasil, há mais de 150 mil casos de insuficiência renal crônica por ano.

Prevenção
Algumas medidas podem prevenir o aparecimento de doenças renais, como praticar atividade física regular, ter hábitos alimentares saudáveis com uma dieta equilibrada evitando sal em excesso, o consumo de carne vermelhas e de gorduras. Também é importante não

fazer automedicação, não fumar e manter sempre o controle do peso e da pressão arterial.

Topo