Obesidade é um dos fatores para o desenvolvimento da doença renal

Obesidade é um dos fatores para o desenvolvimento da doença renal

Segundo o Ministério da Saúde, uma em cada cinco pessoas no Brasil está acima do peso. Esse índice acende um alerta preocupante a respeito das patologias relacionadas à obesidade, dentre elas a Doença Renal Crônica (DRC), que é caraterizada pela perda progressiva e irreversível da função renal. “O aumento da massa corporal é fator de risco independente para Doença Renal Crônica porque os rins têm que trabalhar mais para filtrar todo o sangue, o que pode sobrecarregá-los”, explica a nefrologista da Uninefron, Vivianne Pinheiro.

 

A nefrologista ainda ressalta a associação da obesidade com vários condições de saúde que também podem causar comprometimento da função renal como a Diabetes, Hipertensão e Síndrome Metabólica. “Caso não sejam devidamente tratadas, essas doenças prejudicam diretamente o bom funcionamento dos rins, abrindo as portas para a DRC. É preciso que a população tenha consciência de que o estilo de vida está diretamente ligado a uma boa saúde. Tem que ficar atento à pressão arterial, às taxas glicêmicas, praticar exercícios físicos, e manter distância do cigarro e dos exageros do álcool. Essas atitudes são determinantes para uma vida saudável,” destaca Vivianne.

 

Outras atitudes também são importantes, como a ingesta de, no mínimo, 30ml/kg de líquido/dia, e a atenção ao uso indiscriminado de anti-inflamatórios.

Topo