Exageros nos dias de folia podem comprometer a saúde renal

Exageros nos dias de folia podem comprometer a saúde renal

Exageros nos dias de folia podem comprometer a saúde renal

O Carnaval deste ano já está a todo vapor pelos 4 cantos do país. Para manter a saúde renal nos dias de folia, é importante seguir algumas orientações, como reforçar a hidratação durante os dias quentes, procurar consumir alimentos leves de origem confiável, além de tomar algumas atitudes antes e depois do período de Momo para garantir o bom funcionamento dos órgãos. Pensando nisso, o médico Mário Henriques, nefrologista da Uninefron, reuniu algumas dicas que podem ajudar a todos. Confira:

ANTES DO CARNAVAL

“Para preparar o corpo antes do Carnaval, é preciso fortalecer o funcionamento do organismo, e isso pode ser feito através da alimentação. Entre os itens que mantêm o bom desempenho dos rins, além do volume de água correto, que varia de acordo com o peso de cada indivíduo, estão as frutas, como laranja, limão, abacaxi e água de coco, e as folhas verde-escuras. E não esquecer que se deve estar com as vacinas em dia, usar sempre preservativo, lavar as mãos e evitar o máximo colocar as mãos sujas nos olhos, na boca e, se de repente, espirrar ou tossir, usar um lenço descartável; na falta deste, proteger com o antebraço. São medidas simples que evitam contaminação de doenças transmitidas em locais com grandes aglomerações”, alerta o nefrologista.

DURANTE O CARNAVAL

“A principal recomendação é manter a hidratação do corpo, pois a falta de água pode comprometer o funcionamento dos rins. Por isso, indicamos que todos bebam bastante líquido, de preferência água, durante os blocos e festas, especialmente em eventos realizados durante o dia e ao ar livre, quando a transpiração elevada aumenta a desidratação. É muito importante destacar que sentir sede já é indicador de desidratação. É preciso consumir água, sucos naturais da fruta e outras opções, como água de coco; usar protetor solar durante os desfiles; e dormir pelo menos sete horas por dia para que o corpo se reabilite para os dias seguintes. Essas são medidas protetivas que vão garantir um bom funcionamento do corpo”, ressalta o especialista Mário Henriques.

O nefrologista ainda alerta que bebidas alcoólicas não substituem a água na hidratação do corpo. “Bebidas geladas, como a cerveja, por exemplo, passam uma falsa sensação de hidratação, principalmente, no calor. No entanto, o que acontece é o oposto: assim como outros líquidos alcoólicos, a cerveja desidrata. Portanto, fique atento! É indicado que o volume de água seja maior do que de bebidas alcoólicas”, aconselha.

DEPOIS DO CARNAVAL

“Para que o corpo se recupere dos dias intensos de folia, é preciso desintoxicar o organismo e repor nutrientes perdidos. O recomendado é voltar a ter uma alimentação leve e saudável, evitando alimentos muito gordurosos e com muito sal, assim como refrigerantes e embutidos. Também é preciso evitar o consumo de álcool neste período para que os rins e outros órgãos, como o fígado, possam se recuperar dos excessos e voltar a trabalhar em ritmo normal”, ressalta.

 

 

Topo