Nefrite: como identificar uma inflamação nos rins?

Nefrite: como identificar uma inflamação nos rins?

Nefrite: como identificar uma inflamação nos rins?

Responsável por grande parte dos problemas renais, a nefrite nada mais é do que uma inflamação nos rins que pode ser causada por reações imunológicas assim como ser decorrente de infecções ou do uso excessivo de medicamentos.

Segundo o nefrologista Rafael Pacífico, a doença pode acometer diferentes áreas dos rins, especialmente os glomérulos, que são estruturas responsáveis pela filtração do sangue e eliminação de toxinas, podendo prejudicar significativamente o funcionamento do órgão. As nefrites podem se apresentar de forma aguda, em que são passiveis de reversão, principalmente, se identificadas precocemente;  mas  também podem cronificar, levando a quadros mais agressivos, inclusive com a perda da função renal“, explica o nefrologista.

Ainda de acordo com  Rafael, a nefrite, em alguns casos, se manifesta de forma discreta, com sintomas como alteração na coloração da urina, presença de espuma em excesso ao urinar, inchaço pelo corpo e aumento da pressão arterial. O diagnóstico é feito através de exames indicados por um médico nefrologista, como testes de urina, sangue e ultrassonografia urinária. Ao primeiro sinal da doença, o paciente deve procurar um nefrologista para que este faça um diagnóstico preciso e o tratamento célere e eficiente.

Topo