Manter o hábito de beber água no inverno é importante para a saúde renal
Recife, 17 de maio de 2024
O período chuvoso e de baixas temperaturas está chegando com a proximidade do inverno. Com essa mudança climática, a maioria das pessoas, em especial os idosos e as crianças, acaba reduzindo, mesmo sem querer, a ingestão de líquidos. “Esse é um hábito nada saudável e que pode ser prejudicial para o organismo, principalmente os rins”, alerta o médico Rafael Pacífico, nefrologista da Uninefron.
De acordo com o médico, no inverno, o corpo de fato precisa de menos água do que no verão. Por isso, sentimos menos sede. No entanto, isso não significa que a hidratação se torna menos importante. A água representa de 40 a 80% do peso total do ser humano, e as funções vitais de órgãos como cérebro, fígado ou coração dependem dela para acontecerem plenamente. “Além disso, a falta de hidratação pode causar diversos problemas relacionados aos rins, como a redução da filtragem renal e o consequente acúmulo de solutos, além da formação de cristais, que, com o passar do tempo, podem crescer e se tornar cálculos renais”, esclarece Rafael Pacífico.
O nefrologista destaca ainda que a atenção deve ser redobrada com idosos e crianças, que desidratam com mais facilidade, além das pessoas que já sofrem de alguma insuficiência renal e podem ter seu quadro agravado. Esse alerta também vale para quem sofre de infecções urinárias de repetição, causadas por baixa imunidade.
Beber água deve fazer parte da rotina de todos
“A quantidade de água que devemos ingerir diariamente pode variar, mas a média para suprir todas as necessidades do nosso corpo fica em torno de dois litros. Além da água, que é a principal forma de hidratar o corpo, outras fontes de hidratação são chás e frutas como melão, melancia, laranja e abacaxi. Elas são mais ricas em líquido do que frutas típicas do inverno, como abacate, maçã e uva”, explica Rafael Pacífico.
O médico ressalta ainda a importância de tornar o hábito de beber água uma rotina na vida de todos. “Algumas pessoas demoram muito para beber água, outras só bebem quando são expostas ao sol e sentem calor, ou durante e após a prática de atividade física. Isso precisa mudar. Para ajudar nessa mudança de costume, uma boa opção é sempre manter uma garrafa de água por perto para tomar alguns goles constantemente. Ações simples como essa são fundamentais para uma vida mais saudável”, finaliza o médico Rafael Pacífico, nefrologista da Uninefron.