Saúde renal no inverno: a importância da manutenção da hidratação em tempos de frio

Saúde renal no inverno: a importância da  manutenção da hidratação em tempos de frio

Saúde renal no inverno: a importância da manutenção da hidratação em tempos de frio

Recife, 07 de julho de 2022

A chegada do inverno pode despertar um hábito nada saudável para os rins: a pouca ingestão de água. Neste período do ano, é comum que as pessoas passem a se hidratar menos por conta das baixas temperaturas, que podem despertar menos sede. “Esse comportamento, porém, requer atenção, pois o corpo precisa continuar sendo hidratado normalmente para evitar problemas renais”, explica a nefrologista Vivianne Pinheiro, da Uninefron. “O corpo humano é constituído principalmente de água e as perdas cutâneas através do suor, principalmente para quem pratica exercícios, pode levar à desidratação”, alerta ainda a médica.

As chuvas e o tempo frio, característicos do inverno, podem fazer com que as pessoas estejam menos ativas neste período. Por isso, é comum que gastem menos energia, pratiquem menos atividades físicas e ocasionalmente produzam menos suor. Isso pode gerar a falsa impressão de que o corpo não precisa da reposição de água. Mas, na verdade, precisamos manter a hidratação contínua da mesma forma que em outras épocas do ano”, esclarece Vivianne Pinheiro, da Uninefron.

Vivianne Pinheiro explica que, nessa estação do ano, é comum sentir menos sede, mas por outro lado, não devemos esperar sentir sede para tomar água. “Quando as temperaturas caem, é comum ter menos vontade de beber água e outros líquidos. Isso acontece porque o hormônio que causa a sensação de sede é inibido naturalmente pelo nosso organismo. Por isso, podemos usar algumas dicas para ajudar a manter-se hidratado no inverno ficando atento e continuar mantendo esse hábito mesmo em dias frios, como consumir frutas, legumes e verduras ricos em água, sopas, chás de frutas e águas saborizadas, embora não devamos substituir completamente o consumo da água”, recomendou.

Segundo a especialista, a desidratação pode causar insuficiência renal e uma maior predisposição ao surgimento de cálculos renais. não existe uma quantidade certa em relação a ingestão de água, porém recomendamos um consumo basal de 30ml multiplicado pelo peso nas 24 horas. “Então é essencial manter o organismo hidratado em todas as estações do ano, para que ele funcione corretamente minimizando o risco de algumas doenças renais”, finalizou a nefrologista Vivianne Pinheiro, da Uninefron.

Topo