
Nutricionista da Uninefron dá dicas de como preparar um delicioso almoço de Páscoa
Na Páscoa, período em que os cristãos celebram a ressurreição de Cristo, tradicionalmente, muitas famílias se reúnem para saborear os pratos típicos da época. No entanto, os pacientes que têm problema renal devem participar das comemorações com cautela, com o bacalhau dessalgado corretamente, para não sobrecarregar e prejudicar o funcionamento dos rins. Atenta a essas questões, a nutricionista da Uninefron, Roberta Barreto, selecionou duas receitas maravilhosas para montar um delicioso cardápio pascal. Confira as receitas abaixo.
GRATINADO DE BATATA-DOCE COM BACALHAU E PEIXE
INGREDIENTES:
- 300g de batata-doce cozida
- 1/2 xícara de chá (100-120ml) de leite
- 3 colheres de sopa de creme de leite
- 4 colheres de sopa de azeite extravirgem
- 3 colheres de sopa de manteiga
- 4 ovos
- 1 colher de chá de sal
- 1 colher de chá de pimenta-do-reino
- 1 colher de sopa cheia de requeijão
- 2 colheres de sopa de vinagre
- 2 cebolas médias
- 1 colher de sopa cheia de amido de milho
- 1 cabeça de alho, descascada e amassada
- 500g de bacalhau dessalgado (lombo)
- 500g de filé de tilápia
Modo de preparo:
Batatas
Corte as batatas em rodelas de média espessura, coloque-as em panela funda com a mistura de água e o vinagre, deixando ferver por um período de 2 a 3 minutos, trocando o volume de água e vinagre por duas vezes. Após completar o cozimento, ficando em consistência al dente, escorra a água e regue sobre elas o azeite extravirgem (01 colher de sobremesa) e um pouco de pimenta-do-reino. Reserve.
Bacalhau e peixe
Deixe o bacalhau de molho por 3 dias antes do preparo, com água gelada, trocando-a a cada 5-6 horas (deixe sempre na geladeira).
Desfie o bacalhau em lascas largas. Reserve.
Corte o filé de tilápia em tiras largas, tempere com suco de 1 limão, uma colher de chá cheia de azeite extravirgem e pimenta-do-reino a gosto.
Em assadeira de teflon, coloque o alho, a cebola cortada em tira, mais 1 colher de sopa de azeite e 1 colher de sopa de manteiga. Deixe dourar um pouco para então acrescentar o bacalhau e o peixe. Refogue bem e reserve.
Creme que cobrirá as batatas e a mistura do bacalhau e do peixe
Bata, no liquidificador, o leite, a cebola, o requeijão, 2 ovos, uma pitada de pimenta-do-reino e o amido de milho.
À parte, cozinhe 2 ovos e corte-os em pedaços largos.
Modo de montar a torta para gratinar:
Em uma travessa refratária, coloque a mistura do peixe com o bacalhau e os ovos cozidos e cortados, cubra com as batatas e, por último, acrescente o creme de leite. Gratine no forno, por 30 minutos, em temperatura de 250 graus.
BOLO DE MAÇÃ COM SORVETE DE CREME
INGREDIENTES:
- 3 maçãs sem casca e fatiadas em pequenos pedaços. Reserve as cascas para usar no preparo do bolo
- 1 xícara de chá de açúcar mascavo
- 1 xícara de chá de açúcar demerara
- 2 xícaras de chá de farinha de amêndoas ou castanhas
- 1 xícara de chá de aveia em flocos finos ou farinha de aveia
- 4 ovos
- 120ml de iogurte natural
- 2 colheres de sopa de raspas de limão
- 1 colher de sopa de fermento em pó
- 200g de manteiga
- 1 pitada de sal
- 1 bola de sorvete de creme
- Canela em pó para salpicar sobre o sorvete
MODO DE PREPARO:
Após descascar as maçãs e reservar as cascas, escalde as cascas com 1 copo de água e 1 colher de sopa vinagre. Três minutos após fervura, escorra a água e, em seguida, leve-as ao fogo brando para cozinhar ligeiramente. Adicione as maçãs, 1 colher de sopa de canela, 1 colher de sobremesa rasa de manteiga, 2 xícaras de chá de água, 1 pitada de canela e 50ml de suco de limão. Deixe cozinhar ligeiramente, até amolecer um pouco, as maçãs. Reserve apenas os pedaços das maçãs, sem o caldo, e deixe esfriar. Comece a preparar o bolo batendo no liquidificador com as cascas da maçã cozidas, os ovos, a manteiga, a canela e os açúcares. Bata bem até formar uma mistura homogênea. Em seguida, coloque a mistura batida no liquidificador com os outros ingredientes: farinha de aveia em flocos finos, farinha de amêndoas, fermento em pó e, por último, o iogurte, as raspas de limão e a pitada de sal. Mexa bem e coloque na forma de bolo, untada com manteiga e farinha de trigo branca. Asse em forno preaquecido em temperatura média.
Sirva o bolo quente e, sobre ele, o sorvete em creme com canela em pó salpicada.
Observação importante: Se a receita for preparada para indivíduos diabéticos, é necessário trocar os açúcares por 5 colheres de sopa de adoçante de culinária e usar o sorvete zero açúcar.