Pedra nos rins na adolescência: o que pode causar e como prevenir

Pedra nos rins na adolescência: o que pode causar e como prevenir

Pedra nos rins na adolescência: o que pode causar e como prevenir

Cálculos renais podem surgir em qualquer período da vida, inclusive na adolescência, e alguns fatores podem levar ao seu surgimento nessa faixa etária. Segundo o médico Rafael Pacífico, nefrologista da Uninefron, os jovens possuem hábitos que podem facilitar o desenvolvimento da doença. “Geralmente, adolescentes não possuem uma alimentação equilibrada, o que pode favorecer o início de várias patologias renais”.

Rafael Pacífico explica que a má alimentação, na maioria das vezes, leva à obesidade, que é um dos principais fatores deletérios para os rins dos adolescentes. “Segundo um estudo realizado pela Universidade John Hopkins, nos Estados Unidos, adolescentes obesos têm 2,5 vezes mais chance de apresentar cálculos renais”, ressalta.

“O dia a dia agitado desses jovens, com escola, atividades extras, vida social, mesmo durante a pandemia, pode ser uma desculpa para que eles prefiram refeições rápidas, como fast-foods ou industrializados, e deixem de lado as refeições mais saudáveis. Isso é extremamente condenável do ponto de vista médico para a saúde”, analisa o nefrologista.

Hidratação – Ainda de acordo com Rafael Pacífico, em geral, os adolescentes também têm mais dificuldade em criar uma rotina de hidratação, muitas vezes apenas por preguiça de beber água. “Isso também facilita o desenvolvimento dos cálculos, já que uma boa hidratação é essencial para que os rins trabalhem bem”, pontua.

Entretanto, histórico de doenças renais na família e outros fatores corporais ou genéticos também podem ser determinantes para a condição. Segundo o especialista, o excesso de cálcio decorrente de alterações das glândulas paratireoides também afeta essa faixa da população, o que pode causar o surgimento das pedras. “A glândula começa a produzir mais hormônio que o normal, retirando o cálcio dos ossos e colocando no sangue. Os rins, por sua vez, direcionam esse cálcio em excesso para a via urinária, formando os cristais”, explica Pacífico.

Assim como em todas as faixas etárias, manter uma vida equilibrada é o caminho mais correto para evitar pedras ou outros problemas renais. “Investir em uma boa alimentação e evitar fumo e bebidas alcoólicas é essencial para ter uma vida saudável. Esses jovens também podem aproveitar a disposição para praticar exercícios físicos, mesmo que de forma leve ou moderada, mas mantendo uma certa frequência”, finaliza o nefrologista.

Topo