Os benefícios da atividade física como prevenção da doença renal crônica

Os benefícios da atividade física como prevenção da doença renal crônica

Os benefícios da atividade física como prevenção da doença renal crônica

Além de ajudar a diminuir e controlar o peso, o risco de doenças cardiovasculares, diabetes e obesidade, bem como auxiliar a manter uma vida saudável e o bom funcionamento do corpo, a prática de exercícios físicos tem papel fundamental na prevenção da doença renal crônica (DRC). A informação é do médico Rafael Pacífico, nefrologista da Uninefron, baseada em uma pesquisa realizada pela Universidade Chinesa de Hong Kong.

O estudo, de acordo com Rafael Pacífico, foi realizado ao longo de anos com quase 200 mil participantes e revelou que a probabilidade de desenvolver a DRC era 10% menor naqueles que praticavam alguma atividade física em relação aos usuários sedentários. “Os exercícios regulam a pressão arterial e os níveis de glicose, dois fatores atrelados ao vigor dos órgãos que fazem essa filtragem”, explica o nefrologista.

Uma outra pesquisa, desenvolvida pela Universidade Nacional Yang-Ming, em Taiwan, mostrou que pacientes com doença renal crônica que praticam alguma atividade por, pelo menos, 75 minutos por dia podem reduzir em 17% o risco de avanço da doença para estágios mais avançados. Problemas cardiovasculares também foram menos comuns entre esses pacientes. “Esse estudo mostrou que a atividade física reduz em 37% o risco de esses pacientes sofrerem um infarto ou um AVC; e em 38% o risco de virem a óbito por conta da doença. Por isso é tão importante evitar o sedentarismo nesse grupo”, apontou Pacífico.

O médico explica ainda que os esportes têm resultados benéficos, pois queimam gordura, evitando a obesidade, que é um fator de risco para a DRC; ajudam no controle do diabetes e da hipertensão, doenças crônicas que podem lesionar os rins; aumentam a resistência do coração; e mantêm a musculatura firme, evitando que toxinas sobressalentes degenerem esses tecidos.

“A recomendação é que a prática de exercícios físicos faça parte da rotina habitual dos pacientes e que eles encontrem uma atividade que lhes proporcione prazer, para que não se torne uma tarefa desagradável. Também vale ressaltar que a ajuda de um profissional é essencial para evitar exageros ou treinos prejudiciais à condição de cada paciente. Desta forma, eles estarão cuidando do corpo, da mente e, especialmente, da saúde renal”, finalizou Rafael Pacífico.

Topo