Cor da urina pode indicar problema grave nos rins

Cor da urina pode indicar problema grave nos rins

Cor da urina pode indicar problema grave nos rins

Os rins são responsáveis pela filtragem das impurezas e toxinas do organismo, eliminando essas substâncias por meio da urina. Por isso, quando o indivíduo apresenta uma urina com coloração diferente, é preciso acender um alerta. “A urina nos fornece informações importantes sobre o nosso corpo, por isso devemos manter o hábito de prestar atenção na sua cor e aspecto. Principalmente porque, dependendo da coloração, pode estar associado a algum problema renal”, revela a médica Vivianne Pinheiro, nefrologista da Uninefron.

Ainda de acordo com a nefrologista, a cor normal da urina é amarelo-clara. “Quando a cor da urina está mais clara ou até transparente, significa geralmente que a pessoa está hidratada. Já quando a urina começa a ficar mais escura, reflete que está concentrada depois de um período de restrição de água. A urina pode ter uma variedade de outras cores, vermelha, marrom, preta, verde ou roxa. Essas variações podem ser um sinal de alguma alteração renal, por isso é importante procurar ajuda médica”, explica Vivianne Pinheiro.

Segundo a especialista quando a urina tem a cor:

Amarelo-escuro ou de cor laranja -É uma das apresentações mais comuns de desidratação, quando a ingesta de água está baixa. Nesses casos, a recomendação é aumentar a ingesta de líquidos.

Vermelha ou rósea -Esses são casos preocupantes, pois podem ser sinais de uma infecção urinária, pedra nos rins ou até câncer no trato urinário. Outras causas que podem levar a essa coloração na urina são o uso de certas medicações, a ingestão de alguns alimentos como beterraba e senna.

Esbranquiçada, verde ou roxa – Pode ser consequência do uso de algumas medicações ou uma infecção urinária severa.

Preta e Marrom – Essas colorações não são frequentes e podem revelar uma variedade de condições clínicas, como doenças que cursam com hemólise intravascular ou em casos em lesão muscular grave.

A nefrologista recomenda que, ao perceber a mudança da coloração da urina, persistente por mais de 24 hs, um médico deve ser procurado. “O médico solicitará o sumário de urina e poderá realizar também a dosagem de creatinina sanguínea. Esse exame permite calcular a taxa de filtração sanguínea dos rins, identificando se esses órgãos estão funcionando de maneira satisfatória ou não”, finalizou Vivianne Pinheiro.

Publicado em 4 de junho de 2021

Topo