Cálculos renais na gestação: como prevenir

Cálculos renais na gestação: como prevenir

Cálculos renais na gestação: como prevenir

A gestação é um momento que requer atenção especial à saúde da mulher, e a preservação da função dos rins deve estar entre os cuidados deste período. Segundo o médico Rafael Pacífico, nefrologista da Uninefron, o segundo e terceiro trimestres da gestação são o período mais comum e propício para o surgimento de cálculos renais, que podem contribuir para o surgimento de complicações, incluindo parto precoce, pré-eclâmpsia, hipertensão e até abortamento.

Uma em cada 1,5 mil grávidas apresenta complicações renais que podem ser oriundas de pedras nos rins. “Esses cálculos são considerados uma doença com potencial razoável de complicação, tanto para a mãe quanto para o bebê, sendo uma das causas mais comuns de internação das pacientes durante a gestação”, diz Pacífico.

A identificação dos cálculos renais durante a gravidez também é um procedimento delicado, já que existe a preocupação da exposição dessa gestante à radiação do exame de imagem, feito por Raio-X. “Na gravidez, a densidade e a composição do organismo são muito diferentes, o que pode expor a mãe e seu bebê a uma quantidade maior de raios”, explica o nefrologista. Ele lembra ainda que uma superexposição pode causar complicações obstétricas e que a prevenção é o melhor caminho para evitar problemas na gestação.

Pacífico reforça que uma das formas de prevenir o surgimento dos cálculos renais é manter uma constante ingestão de água, para evitar a desidratação, evitar o consumo excessivo de sal e proteínas animais, assim como refrigerantes e ultraprocessados, e ter cuidado com as medicações ingeridas durante a gestação, administrando somente remédios indicados por um obstetra ou nefrologista.

“O ideal é que haja um tratamento multidisciplinar com essa mãe, entre urologista, nefrologista e obstetra, para que não haja riscos para ela ou para o bebê”, finaliza Rafael Pacífico.

 

Publicado em  17 de junho de 2021

Topo