
Você sabe cuidar da saúde dos rins?
Os rins são importantes órgãos do sistema excretor urinário, que possuem a função de filtrar o sangue para eliminar substâncias nocivas ao organismo. Após a filtração, o sangue sai dos rins e segue rumo ao coração, enquanto a urina é destinada para a bexiga. Agora que você sabe a importância do bom funcionamento desses órgãos, uma pergunta: você está cuidando corretamente da saúde dos seus rins? O nefrologista da Uninefron preparou algumas dicas que vão ajudar a cuidar desse órgão vital para o organismo:
Procure controlar a hipertensão arterial e o diabetes – Algumas enfermidades crônicas, como hipertensão e diabetes, podem causar sérias complicações renais e são fatores de risco para o desenvolvimento da Doença Renal Crônica (DRC) e outros danos permanentes nos rins, como a perda definitiva das funções dos rins, o que pode levar o indivíduo à necessidade de diálise ou transplante renal.
Mantenha uma alimentação equilibrada e dê preferência a refeições saudáveis – Evite consumir alimentos congelados ou industrializados, que são ricos em sódio e açúcares, e sempre adicione frutas e vegetais às refeições para manter o peso ideal e evitar o risco de sobrepeso ou obesidade. Além disso, beba bastante água para evitar a desidratação.
Evite ingerir medicamentos por conta própria – A ingesta indiscriminada desses remédios, especialmente anti-inflamatórios, analgésicos e antiácidos, pode prejudicar o funcionamento dos rins, pois substâncias presentes na sua composição podem diminuir a função de filtração, podendo levar à necessidade de terapia dialítica. Portanto, sempre consulte um médico e só administre medicamentos com prescrição.
Pratique exercícios físicos – Faça caminhadas, corridas ou esportes com regularidade. A prática de exercícios é benéfica para todo o organismo e contempla a preservação dos rins. Evite passar muito tempo sentado e não tenha hábitos sedentários. Sempre que possível, faça pequenos deslocamentos a pé ou de bicicleta para se manter ativo.
Faça exames periodicamente – A análise de substâncias presentes no sangue e na urina pode ajudar no diagnóstico de problemas renais. Portanto, é importante fazer periodicamente o chamado check-up de exames laboratoriais, para conhecer os índices corporais e ficar atento a possíveis alterações.
Conheça o histórico de doenças renais na sua família – Quem possui casos de doença renal na família pode correr mais risco de desenvolver problemas nos rins. Embora seja um fator de risco que foge do controle do paciente, é importante conhecer o histórico dos parentes próximos para intensificar hábitos saudáveis, caso haja uma predisposição.