Pesquisa apresenta um novo medicamento que pode ajudar pacientes renais com diabetes
Uma nova classe de medicamentos pode trazer benefícios para pacientes com insuficiência renal que também sofrem de diabetes tipo 2. De acordo com um estudo divulgado pelo The New England Journal of Medicine, dos Estados Unidos, a medicação pode diminuir a produção do hormônio aldosterona, que agrava o problema renal. A nefrologista Ângela Santos da Uninefron explica como funciona.
“A insuficiência renal é caracterizada pela perda progressiva das funções renais, que pode levar o paciente à necessidade da realização de diálise e ainda comprometer outros órgãos do corpo, como o coração. Segundo o estudo, pessoas acometidas pela doença apresentam um aumento na produção do hormônio aldosterona, que agrava as inflamações nos rins e reduz cada vez mais a capacidade desses órgãos de filtrar as toxinas do sangue. O novo medicamento, chamado de ‘finerenona’, é capaz de bloquear a ação desse hormônio. A medicação ainda não está aprovada, mas seu processo de aprovação pelas agências deve ser acelerado depois dessa publicação”, esclarece a nefrologista Ângela Santos, lembrando que também existem outras formas de prevenção e tratamento da insuficiência renal.
A pesquisa foi realizada em mais de 5 mil pacientes com diabetes tipo 2 e insuficiência renal, e durou aproximadamente dois anos e meio. Os voluntários que usaram a finerenona obtiveram uma redução importante nos problemas renais e cardíacos. Os pesquisadores concluíram que o comprimido apresentou poucos efeitos colaterais e deve ser administrado uma vez ao dia.
“Algumas medidas já conhecidas são fundamentais na luta contra a insuficiência renal, como o controle da glicose e da hipertensão, a manutenção de uma alimentação equilibrada e saudável, a prática de exercícios físicos, o controle do peso corporal e a não ingestão de álcool e tabaco. Fazendo isso, o indivíduo está colaborando para a preservação das funções renais, assim como o bom funcionamento de todo o corpo”, ressalta a especialista.