Pedras nos rins não impedem a prática de atividades físicas

Pedras nos rins não impedem a prática de atividades físicas

Pedras nos rins não impedem a prática de atividades físicas

Os cálculos renais ou pedra nos rins são comumente conhecidos por apresentarem crises de dor extrema e incapacitante. No entanto, quando o paciente não estiver apresentando os sintomas fortes de cólicas, pode levar uma vida normal, realizando seus projetos profissionais e pessoais, inclusive praticando atividades físicas. O nefrologista da Uninefron Rafael Pacífico explica que não há contraindicações para a prática de exercícios nos momentos livres de dor.

“Se o paciente diagnosticado com cálculo renal não apresentar sintomas e não estiver sentindo dor, ele pode fazer caminhadas, academia ou praticar esportes leves. A prática de atividade física regular, inclusive, está associada a uma melhora do metabolismo como um todo, o que ajuda na redução de novos cálculos, bem como evita o aumento das pedras já existentes”, explica o especialista.

O nefrologista também explica que os pacientes precisam ter cuidado com a alimentação. “É importante manter uma alimentação adequada e sem excesso de ingestão proteica, seja na dieta ou por suplementos alimentares, que podem ser prejudiciais aos rins quando ingeridos indiscriminadamente”, alerta Pacífico.

Por outro lado, ele lembra que o sal também deve ser evitado. “Além disso, é fundamental manter o corpo sempre hidratado, especialmente durante os exercícios e é bom lembrar que o paciente também deve respeitar seus limites e condições físicas individuais no período, evitando exageros”, ressalta o médico.

Também é preciso investigar as causas da formação das pedras, através de uma avaliação metabólica. “Se você é um paciente com quadro de cálculos renais, mantenha sempre o acompanhamento médico com seu nefrologista, pois ele tirará suas dúvidas e indicará as melhores alternativas para a sua condição”, finaliza o nefrologista da Uninefron.

Topo