Pacientes renais crônicos podem usar máscaras de pano para se proteger

Pacientes renais crônicos podem usar máscaras de pano para se proteger

Pacientes renais crônicos podem usar máscaras de pano para se proteger

Importante:  caso seja diagnosticado com a Covid-19, é obrigatório o uso da máscara cirúrgica

Durante a pandemia do coronavírus, pacientes renais crônicos devem reforçar a proteção individual, conforme orientações das autoridades de saúde, para evitar a contaminação, bem como o agravamento da sua doença. “Pacientes crônicos que não estejam com suspeita ou confirmação de Covid-19 devem usar as máscaras para se proteger ao saírem para realização de atividades essenciais. A máscara é fundamental para impedir a disseminação de gotículas expelidas pelo nariz ou boca das pessoas no ambiente, atuando como uma barreira mecânica pessoal”, explica o nefrologista da Uninefron Mário Henriques.

Ainda de acordo com o nefrologista, os pacientes que estejam passando por tratamento de diálise devem usar a máscara de tecido ou cirúrgica, inclusive durante o transporte de ida e volta para a clínica em que será realizada a sessão. Mas vale lembrar que ela deve ser trocada sempre que apresentar qualquer sujeira ou umidade, ou após duas horas de uso quando já se encontraram saturadas. Já as máscaras cirúrgicas são exigidas de forma obrigatória somente para os pacientes com suspeita ou confirmação de contaminação por Covid-19”, estas podem ser usadas por quatro horas, ou seja, durante todo o procedimento da hemodiálise, ressalta Mário.

O médico também dá uma dica importante para pacientes renais crônicos em hemodiálise.  “Calculem o tempo que permanecerão fora de casa para que levem consigo a quantidade necessária de máscaras que devem ser trocadas. Elas têm vida útil de duas horas”, aponta o nefrologista.

A Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) explica que as máscaras de pano podem ser confeccionadas em tecido de saco de aspirador, cótton (tecido feito de poliéster e algodão), algodão 100% (como camisetas comuns) e fronhas de tecido antimicrobiano. Mesmo sendo caseiras, é necessário que os equipamentos sejam confeccionados seguindo medidas de higienização do Ministério da Saúde. Pacientes com suspeita ou confirmação de contaminação por Covid-19 devem utilizar somente as máscaras cirúrgicas.

“Além das máscaras, é preciso seguir outras recomendações da OMS para evitar a contaminação, como lavar as mãos frequentemente utilizando água e sabão, tendo cada lavagem ao menos 20 segundos, e evitar aglomerações e deslocamentos desnecessários”, finaliza Mário Henriques.

Topo