Nefrologista explica os danos que o cigarro pode causar aos rins

Nefrologista explica os danos que o cigarro pode causar aos rins

Nefrologista explica os danos que o cigarro pode causar aos rins

Os problemas de saúde causados pelo cigarro geralmente estão associados ao pulmão e ao coração. O que muita gente não sabe é que o tabaco também é prejudicial aos rins, podendo causar sérias lesões renais. O nefrologista da Uninefron Mário Henriques faz um alerta: “As substâncias tóxicas do cigarro comprometem não só os rins, mas todo o organismo”.

“O consumo de cigarro contribui para o surgimento de problemas de pressão arterial, por propiciar o espessamento da parede arterial, o qual pode persistir por anos mesmo após cessado o seu uso. Contribui também para aumentar o risco da doença arteriosclerótica, responsável pelo aumento dos eventos de infarto ou angina cardíaca, assim como hipertensão renovascular, onde as artérias renais estarão comprometidas, reduzindo o fluxo sanguíneo para os rins, ocasionando dano glomerular e insuficiência renal”, explica Mário Henriques.

O nefrologista esclarece ainda que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabagismo é a principal causa de mortes evitáveis. “De acordo com o órgão, existe mais de um bilhão de fumantes no mundo, que consome cerca de seis trilhões de unidades de cigarro todos os anos. No Brasil, a estimativa do Ministério da Saúde é de que existem 20 milhões de fumantes”, lembra.

Além do câncer de pulmão, o tabagismo também está entre os principais fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de rim e de bexiga. “Os agentes cancerígenos presentes na fumaça do cigarro caem na circulação sanguínea e chegam aos rins em altas concentrações”, aponta Mário Henriques.

Ainda de acordo com Mário Henriques, os perigos são ainda maiores em pessoas que já possuem doença renal crônica, especialmente as que já são acometidas por outras doenças crônicas, como diabetes e hipertensão. “Nestes casos, fumar pode acelerar a evolução da doença, pois o fumo pode formar placas nas paredes das artérias, diminuindo o fluxo de sangue e agravando as lesões”, explica.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a fumaça do tabaco contém mais de 7 mil compostos e substâncias químicas, como metais pesados e elementos radioativos. O consumo do cigarro está relacionado a aproximadamente 50 enfermidades. No Brasil, a cada ano, cerca de 157 mil pessoas morrem precocemente devido às doenças causadas pelo tabagismo, segundo o Instituto.

Topo