Festas de fim de ano: os cuidados com exageros alimentares

Festas de fim de ano: os cuidados com exageros alimentares

Festas de fim de ano: os cuidados com exageros alimentares

As reuniões familiares para as tradicionais ceias de fim de ano precisarão de uma maior atenção em 2020. Por conta da pandemia da Covid-19, muitas pessoas não poderão se reunir e o distanciamento social será necessário. Em celebrações com familiares próximos, as pessoas também não devem se esquecer da alimentação, já que grande parte dos pratos servidos nessas festas geralmente são gordurosos e, muitas vezes, são acompanhados de bebidas alcoólicas.

De acordo com o médico Flávio Galindo, nefrologista da Uninefron, os excessos alimentares podem fazer mal para o organismo, inclusive para os rins. “Uma das nossas preocupações é o grande consumo de sódio, substância presente no sal e que pode ser bastante perigosa quando ingerida em níveis acima do tolerado pelo corpo. Geralmente, todos os alimentos das ceias, sejam refeições ou petiscos, são carregados de sal, e é aí que está o perigo”, garante o especialista.

Flávio Galindo explica ainda que os rins são a principal via pela qual o sódio é excretado do organismo. Caso o indivíduo consuma grande quantidade, os rins podem não conseguir processar esse montante e deixar a substância presente no sangue, levando a diversas complicações. Uma delas é a hipertensão, causadora de problemas cardíacos e também renais.

“A pressão alta pode causar dano vascular no glomérulo, que é uma estrutura interna do rim para filtragem do sangue”, analisa a médica, lembrando que uma das patologias mais comuns nesses casos é a doença renal crônica. As bebidas alcoólicas são outro vilão para a saúde renal bastante presente nas ceias. As cervejas, por exemplo, são riquíssimas em açúcares, que também podem prejudicar diversos órgãos. “Além de ser um facilitador para a obesidade e o diabetes, o açúcar causa um efeito deletério nos vasos dos rins”, explica Flávio Galindo.

O médico ressalta que a melhor atitude é ter moderação. “As festas de Natal e Ano Novo são momentos para celebrar e é evidente que, nesses momentos, estamos mais relaxados e despreocupados. Ainda assim, podemos manter os cuidados com nossa saúde e pensar no dia seguinte. O ideal é consumir os pratos com moderação, servindo uma pequena porção de cada item, por exemplo, evitando colocar muita comida no prato”.

Ele ainda dá dicas para uma ceia mais saudável. “Prefira os temperos naturais e as ervas frescas. Para os petiscos, evitar os alimentos congelados, enlatados e ultraprocessados. E não podemos esquecer dos cuidados com a pandemia. Assim, é possível fazer um momento aprazível entre alguns poucos familiares e com toda a segurança”, finalizou Flávio Galindo.

Topo