Cistos renais: saiba causas e tratamentos da doença

Cistos renais: saiba causas e tratamentos da doença

Cistos renais: saiba causas e tratamentos da doença

Cistos renais são lesões benignas, mas que devem receber atenção especial. O alerta é do nefrologista da Uninefron Flávio Galindo. “Em formato de bolhas arredondadas que acumulam líquidos nos rins e que são normalmente assintomáticos, os cistos são muitas vezes detectados por acaso em exames de imagem. Por isso, é importante sempre procurar um médico e manter os exames de rotina em dia”, lembra o especialista.

Ainda de acordo com Flávio Galindo, o surgimento dos cistos possui causas genéticas e não genéticas, e a idade também é determinante para o aparecimento dos casos, já que pessoas com mais idade têm maior propensão ao desenvolvimento da doença.

O nefrologista também explica que as complicações causadas pelos cistos podem desencadear, hipertensão, febre, dor lombar, obstrução da urina dentro do rim e a hidronefrose, que é o inchaço renal acompanhado de dor. “Nos cistos simples e benignos, que compõem a grande maioria dos casos, o tratamento requer somente acompanhamento regular com exames de imagem”, diz Galindo.

Tratamento – Caso haja o surgimento de sintomas ou complicações, pode ser indicada uma punção com agulha para esvaziamento do cisto. Somente em casos muito específicos, há a necessidade de tratamento cirúrgico, geralmente feito por videolaparoscopia.

Os casos cirúrgicos estão relacionados, geralmente, a cistos que apresentam aspecto mais sólido em seu interior. “Nestes casos, os cistos podem estar associados à presença de células cancerosas, e é preciso uma investigação e acompanhamento médico mais cauteloso”, finaliza Flávio Galindo.

Topo