Cálculo renal: tire suas dúvidas sobre a doença

Cálculo renal: tire suas dúvidas sobre a doença

Cálculo renal: tire suas dúvidas sobre a doença

Os cálculos renais, também chamados de pedra nos rins, atingem geralmente adultos de 30 a 40 anos, mas qualquer pessoa pode ser acometida, independentemente da idade. Famosas pela dor intensa, as pedras podem ser causadas por vários fatores, geralmente ligados à falta de hábitos saudáveis, e o tratamento de retirada pode envolver procedimentos cirúrgicos, a depender da gravidade.  Em entrevista para o blog, o médico nefrologista da Uninefron Flávio Galindo esclareceu as principais dúvidas sobre as pedras nos rins, como sintomas, prevenção, tratamentos e fatores de risco. Acompanhe:

 

Blog Uninefron – Quais são os principais sintomas do cálculo renal?

Flávio Galindo – O principal deles é uma forte dor, quase insuportável, com início repentino na região lombar e extensão para o abdômen e virilha. Isso acontece quando os cálculos deixam os rins e se deslocam pelo ureter em direção à bexiga, obstruindo esse pequeno canal. Quando ainda estão nos rins, os cálculos geralmente causam dor mais amena. Outros sintomas da presença dos cálculos são náuseas e vômitos, geralmente causados pelo excesso de dor e desconforto, sangue na urina, diminuição ou aumento repentino no fluxo urinário.

 

Blog Uninefron – Quais são as formas de tratamento do cálculo renal?

Flávio Galindo – Em casos leves, o tratamento é realizado com medicamentos para diminuição da dor e para o auxílio da eliminação espontânea do cálculo pelo organismo, através da urina. Em casos mais graves, é necessário conduzir o paciente para a extração das pedras através de cirurgia, que pode ser realizada de diferentes métodos, a depender de cada caso. Existe a opção de bombardeamento dos cálculos por ondas de choque, para dissolvê-los em tamanhos menores e facilitar a expulsão, ou cirurgia para retirar as pedras dos rins ou do ureter. Também é possível remover a pedra através de procedimento endoscópico, realizado pelo canal da urina.

 

Blog Uninefron – Quais os fatores de risco para o desenvolvimento dos cálculos?

Flávio Galindo – Ter histórico familiar e genético pode influenciar o surgimento dos cálculos, mas alguns fatores clínicos também podem colaborar com a doença, como distúrbios metabólicos, infecções urinárias, doenças endócrinas e alteração do pH urinário. Os hábitos de rotina do paciente também podem facilitar o surgimento das pedras, como manter uma dieta rica em proteínas e sódio, ingerir pouco líquido, além da obesidade.

 

Blog Uninefron – Qual a melhor forma de se prevenir do cálculo renal?

Flávio Galindo – A prevenção baseia-se em manutenção de hábitos saudáveis. É primordial manter uma ingesta de água adequada, diminuir a quantidade de sal e sódio nos alimentos e evitar o excesso de consumo de proteína animal nas refeições. Praticar atividades físicas e evitar a obesidade também são medidas essenciais para evitar o surgimento das pedras nos rins. Além disso, vale consultar um nefrologista periodicamente para que o paciente esteja sempre ciente da sua saúde renal.

Topo