Três sintomas que podem indicar pedras nos rins

Três sintomas que podem indicar pedras nos rins

Três sintomas que podem indicar pedras nos rins

O surgimento de cálculos nos rins pode ser silencioso, mas alguns sintomas podem indicar alterações no funcionamento dos órgãos causadas pelo alojamento dessas pedrinhas no local. “Alguns indícios sentidos pelo paciente podem acusar o deslocamento desses materiais para outras partes do corpo, como a bexiga ou o canal da uretra, o que pode demonstrar que a pessoa sofre com a doença, que geralmente causa dores fortes”, alerta o nefrologista Flávio Galindo, da Uninefron.

Confira, a seguir, três sintomas que podem indicar a presença de pedras nos rins:

Sangue na urina – A mudança na coloração da urina para uma tonalidade rosada ou vermelha pode indicar a presença de sangue no líquido, que pode ser causada por diversos fatores. Uma das causas dessa alteração pode ser a presença de cálculos nos rins. Caso a pedra se desloque para o canal da uretra, pode danificar os vasos sanguíneos durante o percurso, ocasionando a presença do sangue na urina.

Dores fortes – As dores causadas pelas pedras nos rins são famosas pela forte intensidade. O paciente pode apresentar dor aguda na lombar, que se desloca para a parte mais baixa do abdome, e pode chegar a limitar os movimentos. Dores que irradiam das costas para a virilha também podem ser um sinal da presença dos cálculos. Os incômodos podem ser acompanhados de náuseas e vômitos.

Muitas idas ao banheiro – Caso você perceba que passou a ir muitas vezes ao banheiro sem ter mudado hábitos de hidratação, como uma maior ingestão de líquidos, pode ser sinal de que algo está errado com sua bexiga — e uma das causas pode ser a presença de um cálculo se movimentando no interior do órgão. Fazer menos xixi que o normal também pode ser indicativo de problemas dessa natureza.

De acordo com Flávio Galindo, nefrologista da Uninefron, o corpo dá sinais de que algo está errado. “É de suma importância não ignorar os sintomas apresentados pelo corpo, como dores fortes ou mudança repentina no funcionamento do organismo, pois um diagnóstico precoce pode evitar a ocorrência de cólica nefrética (com dores de forte intensidade), obstrução do trato urinário, infecções e até comprometimento da função renal, explica. Vale ressaltar que, para confirmar o surgimento dos cálculos renais, é necessário consultar um nefrologista e realizar exames, como ultrassom, raio-x ou tomografia.

 

 

 

Topo