
Saiba quais são os sintomas da Doença Renal Crônica
A Doença Renal Crônica (DRC), também chamada de insuficiência renal crônica, é a perda lenta do funcionamento dos rins, que compromete o processo de eliminação das toxinas do organismo realizado pelos órgãos. De acordo com o nefrologista da Uninefron Rafael Pacífico, a DRC progride lentamente com o tempo, podendo ser assintomática nos primeiros estágios.
“Geralmente, a perda das funções dos rins causada pelo progressão da DRC pode demorar meses e até anos. Isso significa que, muitas vezes, o paciente não percebe que está com a doença e, quando recebe o diagnóstico, o funcionamento dos rins já está seriamente comprometido”, explica o médico.
Segundo Pacífico, os primeiros sintomas da Doença Renal Crônica podem ser muito discretos e não percebidos pelo paciente. Diante disso o diagnóstico precoce pode proporcionar o rápido inicio de tratamento e evitar que a doença se progrida. Por isso é importante procurar um nefrologista ao primeiro indício de problemas nos rins”, indica o especialista.
Entre os sintomas que podem indicar a Doença Renal Crônica, estão:
- Mal-estar e fadiga
- perda de peso inexplicável
- palidez
- perda de apetite
- náusea
- sonolência
- inchaços
- soluços
Outros sintomas também podem aparecer, principalmente quando o funcionamento dos rins piora , como dor nos ossos, vômitos, confusão, pele anormalmente clara ou escura, dormência nas mãos, pés e outras áreas do corpo, espasmos musculares, mau hálito, aparição de hematomas, hemorragia, sangue nas fezes.
Caso apresente qualquer sintoma da Doença Renal Crônica, consulte um nefrologista e descreva todo o seu histórico de saúde para que o diagnóstico seja preciso. Informe quando apareceram os sintomas, se eles são frequentes ou ocasionais, a intensidade de cada manifestação e se você tomou medicações por conta própria para amenizar os desconfortos.