Saiba quais as cinco atitudes que podem proteger os rins da doença renal crônica

Saiba quais as cinco atitudes que podem proteger os rins da doença renal crônica

Saiba quais as cinco atitudes que podem proteger os rins da doença renal crônica

A doença renal crônica é uma patologia que causa a perda das funções dos rins e que tem alto índice de mortalidade. Um dos grandes desafios dos portadores da doença é que ela evolui silenciosamente, não apresentando sintomas nas suas fases iniciais. O nefrologista da Uninefron Rafael Pacífico explica que, muitas vezes, o diagnóstico é feito tardiamente.

“Em muitos casos, a doença renal crônica só é identificada nos estágios 4 e 5, quando já está avançada. Nesses casos, a depender da condição de cada indivíduo, o indicado é submeter o paciente a hemodiálise, diálise peritoneal ou até transplante do órgão”, diz o especialista.

A prevenção da doença renal está relacionada ao estilo de vida de cada pessoa. “De forma geral, manter um padrão de vida considerado saudável e equilibrado proporciona menos problemas de saúde nas pessoas. Em se tratando dos rins, esses hábitos podem ser determinantes para evitar doenças renais graves”, aponta Rafael Pacífico.

Confira, a seguir, cinco dicas que podem ajudar a proteger os rins do surgimento de patologias como a doença renal crônica.

1. Cuidado com diabetes e hipertensão

Tanto o aumento do nível de açúcar no sangue quanto a presença de placas de gordura nas artérias podem sobrecarregar o trabalho de filtração dos rins, logo o acometimento dessas duas patologias aumenta a probabilidade de desenvolver a doença renal crônica. “É preciso manter a pressão arterial e a glicemia sempre controlados, principalmente de forma preventiva, para evitar doenças renais e outras complicações que esses marcadores podem ocasionar”, diz Rafael Pacífico.

2. Mantenha uma vida saudável

O sedentarismo e a obesidade alcançaram níveis alarmantes em todo o mundo, o que corrobora o surgimento de problemas no organismo, incluindo a diabetes e a hipertensão, citadas anteriormente. Adotar um cardápio equilibrado, com alimentos ricos em vitaminas e fibras, praticar atividades físicas, manter um bom convívio social e estar realizado pessoal e profissionalmente são hábitos que ajudam a manter uma vida mais saudável e, consequentemente, evitam o surgimento de doenças. “Quando hábitos saudáveis são adquiridos, o risco de sofrer com um problema no rim é bem menor”, explica Rafael Pacífico.

3. Só use remédios com orientação médica

De acordo com o nefrologista, administrar remédios por conta própria pode ser um risco para os rins, principalmente a longo prazo. Até os medicamentos mais comuns, que costumeiramente são tomados para tratar uma dor de cabeça, por exemplo, podem ser prejudiciais aos rins se ingeridos com frequência e sem orientação. “Evite tomar analgésicos e anti-inflamatórios sem indicação médica e procure um especialista sempre que precisar curar algum incômodo”, ressalta.

4.Bebidas alcoólicas com moderação

Exagerar na bebida alcoólica pode ser prejudicial ao rim porque a substância afeta os pequenos filtros renais. Além disso, o álcool pode ser um causador da hipertensão, fator determinante para o surgimento da DRC. “Álcool em excesso também é prejudicial para o fígado, que, a longo prazo, também pode causar reflexo negativo nos rins”, explica o nefrologista. Fique atento e evite passar do ponto na bebida, especialmente em festas e comemorações.

5. Evite fumar

Os rins são cheios de vasos sanguíneos, e o cigarro desencadeia inflamações que podem prejudicar o órgão, já que as substâncias presentes no produto podem diminuir o calibre desses pequenos tubos. “O fumo é tão prejudicial aos rins como para todo o organismo. O hábito de fumar pode fazer surgirem placas de gordura que bloqueiam a passagem do sangue e desencadeiam a hipertensão, novamente citada como uma das principais causas da doença renal crônica”, esclarece Rafael Pacífico.

Topo