Pessoas com gota têm mais probabilidade de desenvolver doença renal crônica

Pessoas com gota têm mais probabilidade de desenvolver doença renal crônica

Pessoas com gota têm mais probabilidade de desenvolver doença renal crônica

A gota é uma doença inflamatória causada pela elevação do ácido úrico no sangue, que causa inchaços nas extremidades dos membros e nas articulações, com maior incidência nos pés e nas pernas. As crises são acompanhadas de muitas dores e vermelhidão no local. De acordo com o nefrologista da Uninefron Flávio Galindo, a gota também pode desencadear problemas nos rins, como a Doença Renal Crônica (DRC).

“Estudos científicos mostram que a hiperuricemia, ou seja, a taxa elevada de ácido úrico no sangue, pode lesionar os vasos sanguíneos que abastecem os rins, causando a perda da sua função gradativa ao longo do tempo, resultando no surgimento da DRC. Além disso, a gota pode fomentar a formação de cristais de urato, que são prejudiciais aos rins e podem ser excretados em forma de cálculo renal, causando fortes dores”, explica o especialista.

Os rins estão diretamente ligados à gota, pois são esses órgãos que realizam a excreção do ácido úrico do organismo para mantê-lo equilibrado no sangue. Isso significa que o mecanismo inverso também pode acontecer: problemas renais podem ocasionar uma crise de gota.

“O acúmulo desse ácido pode acontecer por vários motivos, como a ausência congênita de enzimas responsáveis pela sua excreção através dos rins, pela produção excessiva devido a uma inconsistência enzimática, ou ainda pelo uso indiscriminado de diuréticos, que pode levar à diminuição da excreção renal”, aponta Galindo.

Para evitar o aumento do ácido úrico no sangue e, consequentemente, o aparecimento da gota, o indivíduo deve evitar bebidas alcoólicas e não exagerar no consumo de carnes vermelhas e frutos do mar. Além da gota, outros fatores de risco que podem desencadear a Doença Renal Crônica são hipertensão, diabetes e problemas cardiovasculares.

 

Topo