Pedra nos rins pode evoluir para câncer? Veja mitos e verdades sobre cálculos renais
Doença conhecida pelas fortes e incapacitantes dores na região lombar, os cálculos renais, também conhecidos como pedras nos rins, são massas sólidas formadas por cristais que surgem no trato urinário. Diversos fatores podem contribuir para a formação dos cálculos, como a dieta seguida pelo indivíduo, a falta de ingestão de água ou até mesmo histórico familiar, o que pode fazer surgirem mitos sobre suas causas e consequências. A seguir, a nefrologista da Uninefron Ângela Santos tira dúvidas sobre os cálculos renais.
Pedra nos rins pode evoluir para câncer – MITO
As duas condições são diferentes e uma não pode causar a outra. Enquanto os cálculos são causados pelo acúmulo de substâncias que não foram filtradas pelos rins, como cálcio e ácido úrico, os tumores cancerígenos se originam a partir da proliferação de algumas células do rim, possivelmente após a ocorrência de mutações genéticas.
O consumo de leite aumenta o risco de cálculo renal – MITO
Uma vez que os cálculos renais são compostos, basicamente, por cálcio, muitos associam a formação dos cálculos à ingestão do leite e seus derivados. Entretanto, é comprovado que um indivíduo com uma dieta pobre em cálcio tem o dobro de chances de ter “pedras” nos rins.
Excesso de sódio pode provocar cálculo renal – VERDADE
Quando consumido em excesso, o sódio, substância presente no sal e abundante em alimentos embutidos, refrigerantes e fast-foods, pode fazer com que a excreção de cálcio na urina resulte no acúmulo de pequenos cristais nos rins, iniciando um episódio de cálculo renal.
Cálculos renais são mais comuns em idosos – MITO
Apesar da idade ser um fator que contribui para uma maior probabilidade de surgimento de pedra nos rins, os casos mais comuns acontecem em pessoas do sexo masculino entre 20 e 40 anos. Além disso, os cálculos renais podem aparecer em pessoas de todas as idades, inclusive em crianças e adolescentes.
Consumir vitamina C em excesso aumenta a probabilidade de cálculo renal – VERDADE
A vitamina C é muito benéfica para o organismo, mas seu consumo deve ser balanceado, pois o corpo só tem capacidade de absorver as vitaminas até certo limite. Após isso, o organismo passa a expelir aquilo que estiver em excesso. No caso da vitamina C, após o processo de metabolização realizado pelo fígado, passa a produzir oxalato de cálcio, uma das substâncias presentes nos cálculos renais.
Quem já teve cálculo renal, certamente terá de novo – MITO
De acordo com estudos, apenas 60% das pessoas que já tiveram pedras nos rins terão novamente. Apesar do número expressivo de reincidências, a prevenção de maneira geral é possível através da redução no consumo de proteína e de sal e do aumento da ingestão de líquido.
Chá de quebra-pedra ajuda a eliminar o cálculo renal – VERDADE
O chá de quebra-pedra pode auxiliar no combate aos cálculos renais, visto que contribuem para o relaxamento da musculatura ureteral, facilitando a eliminação de pedras, assim como diminuindo os fragmentos residuais após a litotripsia.