Novembro Azul: previna-se do diabetes, uma das causas da doença renal crônica

Novembro Azul: previna-se do diabetes, uma das causas da doença renal crônica

Novembro Azul: previna-se do diabetes, uma das causas da doença renal crônica

Em todo o mundo, o Novembro Azul sensibiliza a população para a prevenção do câncer de próstata. No entanto, a campanha também tem um outro significado: a prevenção do diabetes. Celebrada desde 1991 no dia 14 de novembro, o Dia Mundial do Diabetes também adotou a cor azul para propagar as iniciativas mundiais de divulgação e sensibilização para as ações preventivas da doença.

De acordo com o nefrologista da Uninefron Mário Henriques, o diabetes é caracterizado pelo aumento de açúcar (glicose) no sangue, fato que pode danificar os vasos sanguíneos dos rins, levando a nefropatia diabética e culminar com  a doença renal crônica (DRC). “A enfermidade é uma das maiores causas de doença renal com necessidade de diálise”, alerta.

“A DRC consiste na lesão renal e perda progressiva e irreversível da função dos rins. Geralmente, a doença se manifesta vários anos após o início do diabetes, e não apresenta sintomas precoces. Sendo assim, o diagnóstico também é feito tardiamente, o que pode favorecer a progressão dos danos para insuficiência renal crônica”, explica Mário Henriques.

Ainda de acordo com o nefrologista em fases avançadas da doença, os rins não conseguem manter o funcionamento, sendo necessário realizar a substituição renal, seja através da diálise ou do transplante do órgão. De cada 100 mil brasileiros que fazem diálise hoje no país, 60% têm diabetes”, aponta.

Entre os principais sintomas do diabetes sem controle adequado, estão a poliúria (urinar excessivamente), polidipsia (sede excessiva) e polifagia (fome insaciável). A presença da proteína albumina na urina de pacientes diabéticos pode sinalizar a existência de problemas renais.

O diabetes tem um fator genético determinante, mas é possível adotar hábitos de vida que podem ajudar a diminuir o risco de desenvolvimento da doença. “É preciso combater a obesidade e o sedentarismo, praticar exercícios físicos, limitar o consumo de açúcares e manter uma alimentação equilibrada. Portadores da doença também devem manter um acompanhamento médico sistemático para evitar o surgimento de problemas renais”, aconselha Mário Henriques.

(*) Neste Novembro Azul, cuide da sua saúde. Procure seu médico para prevenir o diabetes e o câncer de próstata, e garantir uma vida saudável.

 

Topo