Nefrologista da Uninefron alerta para o aumento de casos de cálculo renal no verão

De acordo com o médico, nesta época do ano, o cuidado com a hidratação do corpo deve ser redobrado, a começar pela ingesta adequada de líquidos e uma dieta com menos consumo de proteína e sal para evitar problemas renais. Ele também lembra que, nesses dias quentes, as pessoas estão mais expostas ao sol e às temperaturas elevadas. “Com isso, transpiram mais e nem sempre repõem a água perdida. O volume de líquido filtrado pelos rins acaba sendo menor, a urina fica mais concentrada, as proteínas e os sais se acumulam, facilitando a formação desses cálculos”, garante.
O nefrologista também chama a atenção para a importância da hidratação e dá algumas dicas para a prevenção do cálculo renal, como evitar o excesso de bebidas alcoólicas, que pode levar à desidratação e à elevação do ácido úrico, e de alimentos com alto teor de sódio, já que o consumo exagerado desses alimentos pode aumentar a produção de cálcio, fósforo e ácido úrico. “Além disso é necessário ter uma atenção especial com as proteínas e o cálcio, pois o excesso de proteína animal também aumenta a secreção de ácido úrico urinário, podendo estimular ainda mais a chance de o cálculo”, lembra.
Rafael Pacífico ressalta ainda outra dica importante: não reter a urina. “Quando o xixi se acumula na bexiga por muito tempo, os microrganismos se proliferam mais facilmente, podendo causar infecção urinária. Além de possibilitar refluxo no rim pela pressão da bexiga cheia. O refluxo impede o rim de trabalhar direito e pode levar à formação de pedras”, afirmou.