Nefrologista dá dicas de como proteger os rins durante os dias de folia no Carnaval

Nefrologista dá dicas de como proteger os rins durante os dias de folia no Carnaval

Nefrologista dá dicas de como proteger os rins durante os dias de folia no Carnaval

Consumir muita água e manter a hidratação. Essa é a principal dica para quem deseja brincar o Carnaval sem prejudicar as funções renais. “Lembrando que, nos períodos de temperatura mais elevadas, como no verão, bem como no aumento do gasto energético por conta da folia, a quantidade de água ingerida deve ser maior”, alerta a nefrologista Angela Santos, da Uninefron.

Outra dica da especialista é não substituir a água por bebidas alcoólicas. A maioria das pessoas acredita que, por estarem consumidos cerveja, uísque ou outras bebidas, estão se hidratando. “Isto é MITO!  Por ser consumida gelada, a cerveja passa uma falsa sensação de hidratação, mas, na verdade, o que acontece é o oposto: desidrata, assim como outros líquidos alcoólicos, portanto, se beber, tome mais água”, lembra Ângela Santos.

Água de coco, sucos e frutas – Além de consumir água, o folião poderá intercalar com água de coco, que retém líquido, possui sódio, potássio, sais minerais e magnésio, que ajudam na hidratação do corpo. Outra dica é ingerir bastante sucos naturais. “Eles também ajudam a manter o equilíbrio do organismo por serem ricos em vitaminas e minerais”, afirma a médica, lembrando que algumas frutas como melancia, abacaxi e melão podem auxiliar na hidratação.

(*) Os rins têm papel fundamental no funcionamento do organismo: eles filtram o sangue para eliminar substâncias tóxicas, produzem hormônios e ainda são os responsáveis pela manutenção do equilíbrio entre água e sais do corpo. Quando há um desequilíbrio no seu funcionamento, ocorre a doença renal crônica (DRC), problema que afeta uma em cada 10 pessoas em todo o mundo.

Topo