Nefrologista alerta que o excesso de gordura pode ser prejudicial aos rins

“Quando uma pessoa é acometida pelo excesso de gordura, diversos mecanismos do seu corpo passam a funcionar com dificuldade. No caso dos rins, esses órgãos precisam trabalhar mais do que o normal para filtrar todo o sangue, o que pode sobrecarregá-los”, explica a especialista.
Ângela Santos explica ainda que pacientes obesos são mais vulneráveis a desenvolver diabetes e hipertensão, que são conhecidos indicadores para o surgimento da Doença Renal Crônica (DRC), patologia que faz sistema renal perder sua função principal função de filtrar o sangue”, aponta Ângela.
Câncer renal – Um estudo realizado neste ano pela Cancer Research UK, instituição de pesquisa sobre o câncer sediada no Reino Unido, mostra outro fator preocupante: a obesidade ultrapassou o tabagismo como a principal causa de câncer renal entre os indivíduos analisados. A pesquisa revelou que a obesidade causou, no último ano, 1.400 casos de câncer nos rins a mais do que aqueles causados pelo uso do tabaco.
“É preciso cuidar da saúde em todos os âmbitos. Manter uma alimentação saudável, praticar atividades físicas e não fumar são as melhores maneiras de fazer isso”, aconselha Ângela Santos, lembrando que, para reduzir ou evitar a obesidade, é preciso limitar a ingestão de gorduras e açúcares; aumentar o consumo de frutas, vegetais, legumes, grãos e sementes; praticar exercícios físicos regularmente; e beber uma quantidade adequada de água por dia.