Mitos e Verdades sobre as doenças renais crônicas durante a gestação

Mitos e Verdades sobre as doenças renais crônicas durante a gestação

Mitos e Verdades sobre as doenças renais crônicas durante a gestação

O nefrologista Flávio Galindo, da Uninefron, fala sobre os mitos e as verdades das Doenças Renais Crônicas (DRC) durante a gestação. “É aconselhável, em todos os casos de pacientes renais crônicas, se possível, que o sonho da maternidade tenha um planejamento consciente, acompanhado por uma equipe multidisciplinar, com o objetivo principal de minimizar, ao máximo, os riscos envolvidos”, alerta Flávio Galindo.

MitoMulheres com Doença Renal Crônica (DRC) não podem engravidar.

VERDADE As gestações em mulheres com Doença Renal Crônica (DRC) são consideradas de alto risco e exigem uma atenção redobrada em relação à saúde da gestante e, especialmente, à do bebê.

MitoAs gestantes com (DRC) têm que passar os 9 meses de repouso.

VERDADE Durante a gravidez, o volume de líquidos e sangue no organismo se eleva, o que provoca uma maior carga de funcionamento dos rins. Portanto, é fundamental que a função renal e a pressão sanguínea dessas pacientes com DRC sejam monitoradas constantemente, assim como o crescimento do feto.

VERDADE É ainda fundamental uma avaliação criteriosa feita pelo nefrologista sobre todas as medicações utilizadas pela futura mamãe para que assim possa evitar algum dano à saúde da criança.

 

Topo