Hemodiafiltração de alto volume: conheça os benefícios do tratamento

Ainda de acordo com o especialista, a hemodiafiltração de alto volume possui uma maior eficiência dialítica que o procedimento convencional, permitindo a remoção de moléculas maiores da corrente sanguínea e diminuindo a possibilidade de surgimento de complicações crônicas a longo prazo, como intercorrências cardiovasculares, anemia, inflamação sistêmica, desmineralização óssea e desequilíbrio pressórico.
“A hemodiafiltração de alto volume é mais eficiente porque elimina mais toxinas do organismo das pessoas em diálise. É particularmente qualificada para os que têm maior risco cardiovascular e insuficiência cardíaca, má nutrição, instabilidade hemodinâmica durante a diálise, anemia associada a inflamação e pacientes com dificuldade para transplante”, explica Flávio Galindo.
Entre outros benefícios do procedimento, estão a redução do risco de queda da tensão arterial durante a diálise, menos manipulação de medicamentos, menos efeitos como dor de cabeça, náuseas e cansaço, além de exigir que o paciente passe menos dias no hospital.
Segundo o especialista, apesar de ainda não integrar a lista de procedimentos da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), a hemodiafiltração de alto volume já é reconhecida por alguns planos de saúde devido a sua eficiência nos pacientes tratados. “A experiência clínica aponta uma possibilidade de aumento de 46% na sobrevida dos pacientes em diálise”, completa.