Festas juninas: pacientes renais devem ter cuidado com a ingestão de bebidas alcoólicas

Festas juninas: pacientes renais devem ter cuidado com a ingestão de bebidas alcoólicas

Festas juninas: pacientes renais devem ter cuidado com a ingestão de bebidas alcoólicas

As festas do ciclo junino estão chegando e os portadores de doenças renais, como a insuficiência renal crônica, devem observar com cuidado a ingestão de bebidas alcoólicas neste período, em que o consumo de álcool é bastante comum nos arraiais. “Por conter ingredientes tóxicos, o ideal é que o álcool seja evitado por pacientes com essas condições, ou só deva ser administrado após liberação exclusiva de um médico especialista, evitando o agravamento das patologias ou o surgimento de novos problemas renais”, alerta a nefrologista Ângela Santos, da Uninefron.

O ingrediente presente na bebida alcoólica prejudicial ao organismo é o etanol. Sua absorção começa na mucosa da boca e continua pelo intestino delgado, quando chega à corrente sanguínea — esse processo pode durar de 5 a 15 minutos, sem ingestão de alimentos, ou de 30 a 60 minutos durante uma refeição. Depois disso, o sangue com etanol chega a órgãos vascularizados, como cérebro, coração e rins.

Os rins, por sua vez, de acordo com a nefrologista, são responsáveis pela eliminação dos resíduos do organismo e pela regulagem de líquidos do corpo, além de produzir hormônios que controlam a pressão arterial. “Uma vez que o indivíduo ingere álcool em excesso, pode interromper a concentração de íons de hidrogênio do corpo, causando uma baixa no nível de eletrólitos. Quando esses níveis estão desregulados, os processos corporais são modificados pelo cérebro, o que pode ocasionar, entre outras coisas, o aumento na pressão arterial sanguínea, fator que pode causar o surgimento da doença renal crônica”, alerta Ângela Santos.

Ainda de acordo com a médica, as bebidas alcoólicas também possuem grande quantidade de calorias, o que pode levar a um aumento no peso do indivíduo, fator que também contribui para o surgimento da hipertensão e da diabetes, doenças que colaboram para o surgimento de doenças renais”, ressalta.

Outros alertas – Além do etanol, o álcool possui outras substâncias que devem ser administradas em níveis regulares no corpo, como sódio, fósforo e potássio. O excesso de bebidas com esses elementos pode provocar hipertensão, problemas cardíacos e dificuldade respiratória.

Algumas bebidas, como licores e aguardentes, não possuem potássio. Espumantes e cervejas contêm um nível médio, enquanto os vinhos são mais ricos da substância. Antes de consumir qualquer bebida alcoólica durante as festas de São João, consulte seu médico nefrologista para saber se sua condição de saúde atual permite a ingestão. O recomendado é não ingerir esse tipo de bebida, mas, caso haja liberação para o período, uma taça deve ser o limite, sempre de forma moderada.

Topo