Cor da urina pode indicar doenças renais

Cor da urina pode indicar doenças renais

Cor da urina pode indicar doenças renais

Os rins fazem parte do sistema urinário, sendo responsáveis pela filtragem das impurezas e toxinas do organismo, bem como pela eliminação desses materiais através da urina. Por esse motivo, quando esses órgãos são acometidos por doenças, alguns sintomas podem aparecer e alterar o aspecto da urina.

 A Diretora nefrologista da Uninefron, Ângela Santos, explica que as pessoas devem estar atentas à cor da urina para identificar possíveis problemas. “A urina pode nos fornecer informações importantes sobre nosso organismo, especialmente sobre os rins, por isso todos devemos manter o hábito diário de prestar atenção na sua cor e aspecto. A cor normal da urina é amarela clara”, afirma.

Ainda segundo Ângela Santos, “apresentar urina com cor rosada ou avermelhada, com presença frequente de espuma ou turva pode indicar problemas renais e urinários, do mesmo modo que a urina transparente. A urina que parece ‘água’ pode significar que o indivíduo bebeu muita água ou que os rins perderam sua capacidade da concentração urinária. Nesse caso, há uma probabilidade de a pessoa ter uma doença renal crônica”, explica.

A nefrologista reforça que é preciso estar atento aos sintomas que o corpo apresenta para identificar possíveis doenças em seu início, possibilitando assim uma maior chance de êxito no tratamento.

Importante – Pessoas saudáveis devem ingerir líquidos de acordo com o peso corporal. “O cálculo indicado para ingestão de líquidos é 30 a 35ml multiplicado pelo peso de cada pessoa. Por exemplo, quem pesa 50kg precisa tomar 1,750 ml para ter adequado metabolismo, evitar a desidratação e a formação de cálculos renais, promovendo assim o bom funcionamento de outros órgãos e do nosso organismo como um todo. Já os pacientes portadores de insuficiência renal devem ser orientados pelo médico que acompanha seu tratamento”, explica Ângela Santos.

Doenças mais comuns do trato urinário:

  • Nefrite aguda

 A nefrite aguda é a inflamação dos rins. Um dos sintomas mais comuns é a coloração diferente da urina, geralmente bem mais escura do que o normal. O diagnóstico e o tratamento devem ser realizados para evitar danos e perda progressiva da função renal, com riscos para a cronificação e a necessidade de diálise. O tratamento pode ser através de imunossupressores, antibióticos e, em alguns casos, diuréticos.

  • Nefrite crônica

 As nefrites crônicas são lesões permanentes nos rins, que podem ser causadas por infecções maltratadas ou doenças crônicas como diabetes, hipertensão, doenças autoimunes e outras. Podem causar o aparecimento de sangue na urina, deixando o líquido rosado ou avermelhado, além de outros sintomas, como urina espumosa, inchaço nas pernas e pressão alta.

  • Cálculos renais

 Os cálculos renais são formações endurecidas nos rins ou nas vias urinárias causadas pelo acúmulo de cristais. Neste caso, a urina pode apresentar coloração normal, ou turva, se associada a infecção urinária. Devem ser observadas obstruções na uretra, que normalmente dificultam o ato  de  urinar.

Topo