
Cor da urina pode indicar doenças renais
Os rins fazem parte do sistema urinário, sendo responsáveis pela filtragem das impurezas e toxinas do organismo, bem como pela eliminação desses materiais através da urina. Por esse motivo, quando esses órgãos são acometidos por doenças, alguns sintomas podem aparecer e alterar o aspecto da urina.
A Diretora nefrologista da Uninefron, Ângela Santos, explica que as pessoas devem estar atentas à cor da urina para identificar possíveis problemas. “A urina pode nos fornecer informações importantes sobre nosso organismo, especialmente sobre os rins, por isso todos devemos manter o hábito diário de prestar atenção na sua cor e aspecto. A cor normal da urina é amarela clara”, afirma.
Ainda segundo Ângela Santos, “apresentar urina com cor rosada ou avermelhada, com presença frequente de espuma ou turva pode indicar problemas renais e urinários, do mesmo modo que a urina transparente. A urina que parece ‘água’ pode significar que o indivíduo bebeu muita água ou que os rins perderam sua capacidade da concentração urinária. Nesse caso, há uma probabilidade de a pessoa ter uma doença renal crônica”, explica.
A nefrologista reforça que é preciso estar atento aos sintomas que o corpo apresenta para identificar possíveis doenças em seu início, possibilitando assim uma maior chance de êxito no tratamento.
Importante – Pessoas saudáveis devem ingerir líquidos de acordo com o peso corporal. “O cálculo indicado para ingestão de líquidos é 30 a 35ml multiplicado pelo peso de cada pessoa. Por exemplo, quem pesa 50kg precisa tomar 1,750 ml para ter adequado metabolismo, evitar a desidratação e a formação de cálculos renais, promovendo assim o bom funcionamento de outros órgãos e do nosso organismo como um todo. Já os pacientes portadores de insuficiência renal devem ser orientados pelo médico que acompanha seu tratamento”, explica Ângela Santos.
Doenças mais comuns do trato urinário:
- Nefrite aguda
A nefrite aguda é a inflamação dos rins. Um dos sintomas mais comuns é a coloração diferente da urina, geralmente bem mais escura do que o normal. O diagnóstico e o tratamento devem ser realizados para evitar danos e perda progressiva da função renal, com riscos para a cronificação e a necessidade de diálise. O tratamento pode ser através de imunossupressores, antibióticos e, em alguns casos, diuréticos.
- Nefrite crônica
As nefrites crônicas são lesões permanentes nos rins, que podem ser causadas por infecções maltratadas ou doenças crônicas como diabetes, hipertensão, doenças autoimunes e outras. Podem causar o aparecimento de sangue na urina, deixando o líquido rosado ou avermelhado, além de outros sintomas, como urina espumosa, inchaço nas pernas e pressão alta.
- Cálculos renais
Os cálculos renais são formações endurecidas nos rins ou nas vias urinárias causadas pelo acúmulo de cristais. Neste caso, a urina pode apresentar coloração normal, ou turva, se associada a infecção urinária. Devem ser observadas obstruções na uretra, que normalmente dificultam o ato de urinar.