Como saber a diferença entre dor nas costas e dor nos rins

Como saber a diferença entre  dor nas costas e dor nos rins

Como saber a diferença entre dor nas costas e dor nos rins

Milhares de brasileiros sofrem de dores nas costas e as confundem com dores nos rins. Isso acontece porque os rins estão localizados perto dos músculos das costas, logo abaixo da caixa torácica e, assim como a dor na coluna, a dor renal pode afetar tanto os dois lados do corpo como ser unilateral. “Por isso, é preciso identificar o tipo, a intensidade e a localização da dor para saber se existe relação entre os incômodos”, alerta o nefrologista da Uninefron Rafael Pacífico, que explica as diferenças.

De acordo com ele, a dor nos rins é aguda, forte e constante, que pode chegar a ser incapacitante, aparecendo principalmente no fundo das costas, na região lombar, irradiando para a virilha. “Ela é causada principalmente pela presença de cálculos renais. Dores em outros lugares das costas possivelmente são causadas por outros motivos, como má postura, inflamação ou até hérnia de disco”, ressalta Pacífico.

Ainda segundo o especialista, a dor lombar causada pelo cálculo renal não tem relação com movimentos do tronco. “Isso significa que, independentemente da posição em que o paciente estiver, ele sentirá dor, diferente de dores na coluna, quando uma posição específica pode aliviar o incômodo. Caso o indivíduo sinta dores nesse ponto das costas e apresente sintomas como alterações na cor da urina, ardor ao urinar e vômitos, pode ser um alerta de problemas renais”, garante Rafael Pacífico.

As dores nos rins podem ser causadas pela presença de cálculos renais, infecções, inflamações, cistos, traumas, trombose ou hidronefrose, que é o acúmulo de urina. Caso o paciente sinta dores muito fortes que impeçam a realização das atividades de rotina, o recomendado é procurar ajuda médica especializada para identificar e tratar o problema corretamente.

Topo