Como as doenças renais podem se manifestar?

Como as doenças renais podem se manifestar?

Como as doenças renais podem se manifestar?

As doenças renais podem ter causas e sintomas distintos, mas apresentam manifestações específicas que podem indicar o mau funcionamento dos rins. De acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia, alguns sintomas são comuns, mas só um nefrologista pode fazer um diagnóstico seguro e preciso.

O nefrologista Flávio Galindo, da Uninefron, chama atenção para pacientes que têm pressão alta, inchaço ao redor dos olhos e nas pernas, náuseas e vômitos frequentes, dificuldade de urinar, queimação ou dor quando urina, vontade frequente de urinar, principalmente à noite; urina com aspecto sanguinolento ou com muita espuma, dor lombar que não piora com movimentos. “É preciso estar atento aos indícios que o corpo apresenta. No Brasil, um a cada dez brasileiros sofre de doenças renais. A presença da maioria desses sintomas pode acusar doenças graves, como insuficiência renal crônica, cálculos renais, infecções. Portanto, é fundamental consultar um médico”, ressalta o nefrologista.

Ainda segundo médico Flávio Galindo, algumas dessas doenças são provocadas a partir de hábitos não saudáveis da maioria das pessoas, como baixa ingestão de líquidos, ingestão excessiva de sal e proteínas, infecções urinárias, hipertensão, diabetes e administração de remédios por conta própria, especialmente de analgésicos.

Topo