
Atenção redobrada com a saúde renal nos dias quentes do verão
A ingesta correta de líquidos deve ser baseada no peso corporal para evitar a desidratação e a formação de cálculos renais
O verão é sinônimo de calor, praia, férias e diversão com a família. Mas para curtir a estação mais quente do ano com saúde, é necessário tomar alguns cuidados, principalmente, em relação à saúde renal. De acordo com o nefrologista Mário Henriques, diretor da Uninefron, a ingesta correta de líquidos beneficia todo o organismo e, em particular, os rins.
A água corresponde a cerca de dois terços do nosso peso corpóreo, sendo que apenas 8% desse total se encontram na corrente sanguínea. Por isso, é fundamental manter esse equilíbrio.
As pessoas saudáveis devem ingerir líquidos de acordo com o peso corporal. “O cálculo indicado para ingestão de líquidos é 30 a 35ml multiplicado pelo peso de cada pessoa. Por exemplo, quem pesa 50kg precisa tomar 1,750 ml, para evitar a desidratação e também a formação de cálculos renais, que se não forem tratados adequadamente, podem desencadear uma insuficiência renal,” explica o nefrologista.
Mário Henriques faz um alerta importante: para todos os pacientes que têm problema renal, a ingesta de líquidos deve ser prescrita pelo nefrologista que acompanha seu tratamento, inclusive a orientação sobre quais são os sucos permitidos”, ressalta o médico
Desidratação –A desidratação, um dos perigos para saúde renal, acontece quando a eliminação de água do corpo é maior que a sua ingestão. “O vômito, a diarreia, o uso de diuréticos, o calor excessivo e a febre também podem desencadear esse processo “, afirma.