Anemia pode ser sintoma de insuficiência renal crônica

Anemia pode ser sintoma de insuficiência renal crônica

Anemia pode ser sintoma de insuficiência renal crônica

A anemia é caracterizada por uma baixa concentração de glóbulos vermelhos no sangue, condição que pode causar a redução do fluxo de oxigênio nos órgãos e, em casos graves, levar o indivíduo a óbito. Entre os sintomas, estão a fadiga, palidez, falta de ar, baixa tolerância ao exercício e tonturas. Segundo a nefrologista da Uninefron Vivianne Pinheiro, a presença da anemia pode indicar um problema renal.

“A anemia é comum em pacientes com doença renal crônica (DRC) principalmente com o avançar da doença. A insuficiência renal faz com que os rins percam a capacidade de realizar várias funções, entre elas a de produzir um hormônio que estimula a produção das células vermelhas do sangue. Por isso, apresentar anemia seria um alerta para um possível problema renal”, explica Vivianne.

Ainda de acordo com Vivianne Pinheiro, é preciso uma avaliação completa para identificar a DRC, pois a anemia é apenas um dos seus sintomas. “A insuficiência renal crônica tem uma evolução lenta, progressiva e insidiosa e quando não tratada pode levar à falência renal e necessidade de diálise. O paciente também pode apresentar mudança na cor da urina, hipertensão arterial, pele seca, enjoos, inchaço ao redor dos olhos e pés”, pontua a nefrologista.

Para se prevenir a insuficiência renal crônica, segundo Vivianne, é indicado realizar exames periódicos, seguir uma alimentação equilibrada, atividade física regular para evitar o surgimento de doenças cardiovasculares, diabetes e hipertensão, que são fatores de risco para doenças renais, além de evitar o fumo e limitar a ingestão de bebidas alcoólicas. A consulta com um médico nefrologista é essencial para o diagnóstico da doença.

 

Topo