Saúde renal feminina

Saúde renal feminina

Saúde renal feminina

Em meio aos inúmeros compromissos assumidos pela mulher contemporânea, o cuidado com a saúde acaba, muitas vezes, ficando em segundo plano. Isso  aumenta os riscos de desenvolvimento de doenças graves, como a doença renal crônica (DRC).

Segundo estimativas da International Society of Nephrology (ISN), a DRC afeta aproximadamente 195 milhões de mulheres em todo o mundo e, atualmente, é a oitava principal causa de morte em mulheres, contabilizando cerca de 600 mil óbitos anualmente.

Segundo a nefrologista e diretora da Uninefron, Ângela Santos, muitas mulheres ainda desconhecem o problema. “É importante que essas informações sejam amplamente divulgadas para que o público feminino conheça os perigos e as complicações inerentes à DRC, entre elas: os malefícios à fertilidade feminina e gravidez, podendo causar a pré-eclâmpsia. Além disso, existem as doenças autoimunes, como o lúpus eritematoso sistêmico, que podem comprometer a saúde renal das mulheres, indo desde alterações urinárias mínimas (hematúria e/ou proteinúria pequena) até insuficiência renal progressiva ”, explicou.

A nefrologista ainda ressalta a importância de uma boa hidratação para prevenir problemas renais. “Como vivemos numa cidade com muito calor, a hidratação é fundamental para a saúde renal, assim, no mínimo, deve-se ingerir 30ml/kg de líquido por dia. Em um adulto de 60kg, essa quantidade chega a 1800ml, caso não haja perdas importantes de líquido”, concluiu.

Topo