Hipertensão e diabetes não controlados podem levar a disfunção renal

Hipertensão e diabetes não controlados podem levar a disfunção renal

Atuando de forma silenciosa, a hipertensão e o diabetes são duas doenças crônicas que atingem milhões de pessoas no mundo e, se não forem bem controladas, podem causar sérias complicações renais. “De acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), cerca de 15 milhões de pessoas no Brasil têm alguma disfunção renal. E mais, de cada 100 mil brasileiros que fazem diálise hoje no país, 60% têm diabetes”, alerta o médico nefrologista e sócio da Uninefron, Flávio Galindo.

Segundo o nefrologista Flávio Galindo, dados estatísticos mostram que no Brasil há em média, entre 7 e 10 milhões de diabéticos (desse montante, um terço deverá apresentar perda progressiva da função renal) e 30 milhões de hipertensos. “É um número assustador, a estimativa é que um em cada seis hipertensos também pode apresentar evolução para a disfunção renal. A saída está na prevenção e no controle da doença. Vale ressaltar que os danos provocados pelo desequilíbrio da hipertensão e do diabetes aos rins são permanentes. A hipertensão prejudica os rins devido a progressiva lesão dos vasos, conhecida como nefroesclerose hipertensiva. Já nos casos dos diabéticos é comum haver perda proteica pela urina, o que também provoca lesões. Essas intercorrências podem provocar no paciente até a perda da função renal. Nesse último caso, levando o paciente a realizar diálise ou transplante renal”, enfatiza.

Prevenção – Controlar a pressão arterial e o diabetes e ter um acompanhamento médico sistemático são atitudes importantes para que os portadores dessas doenças evitem a disfunção e a insuficiência renal. Algumas dicas são relevantes: cuidar da saúde, através de uma alimentação saudável, fazer atividade física e evitar fatores de risco, como obesidade e sedentarismo.

O nefrologista Flávio Galindo também explica que, independentemente, de qualquer enfermidade, é preciso prestar atenção para alguns sintomas como inchaço em torno das articulações, membros e face, dores nas pernas e nas costas, náuseas e ânsia de vômito, fadiga, anemia e alterações na urina, esses são alguns sintomas que podem estar relacionados com problemas renais. Caso o paciente identifique qualquer um desse, deve procurar um especialista imediatamente.

Topo